quarta-feira, 30 de março de 2011

De Abril a Julho no TMG continuam as propostas diversificadas


De Abril a Julho, o TMG continua na senda do cosmopolitismo. Um dos destaques é a diva norte-americana Diamanda Galás, que traz ao TMG o espectáculo The Refugee no dia 9 de Abril. No mesmo mês e no dia em que o TMG comemora o seu sexto aniversário (25 de Abril) Pedro Abrunhosa sobe ao palco do Grande Auditório com o espectáculo “Canções” com músicas do último disco, “Longe”. Para ver ainda em Abril, o Mundo Perfeito e a Companhia Maior trazem ao TMG a peça “A Bela Adormecida” (29 de Abril).
Em Maio há músicas do mundo. Do Peru chega-nos no dia 21 Susana Baca, uma das maiores cantoras da América do Sul, e uma investigadora incansável do folclore afro-peruano.
Em Junho, o TMG apresenta um clássico da ópera, “Dido e Eneias”, reinventado na versão contemporânea do Theâtre de la Mezzanine numa grande produção com uma estimulante componente visual para ver e ouvir a 2 de Junho. Ainda em Junho, mas no dia 25, é Fernando Tordo que traz ao TMG temas do seu próximo disco, “Por este andar”.
No mês seguinte, Julho, são os veteranos do Rock, os Pop Dell’ Arte que apresentam “Contra Mundum” no Grande Auditório com os guardenses Nihill Aut Mors na 1ª parte (dia 1).
Na música, de destacar ainda a Orquestra Proclássica com um concerto de Páscoa, a Orquestra de Guitarras Guitarrafonia, o espectáculo de piano e voz de João Paulo e Ana Brandão, o espectáculo Abraço/Abrazo de Maria Salgado e Psicotic Jazz Hall de Kubik.
No Teatro, “Dona Pura e os Camaradas de Abril” é a peça que o Teatro das Beiras e o Trigo Limpo Teatro ACERT apresentam a 15 de Abril. Em Maio há o regresso d’ O Bando com a apaixonante história de amor de “Pedro e Inês”, a partir do texto “Inês morre”, de Miguel Jesus.
Em Junho, e numa extensão do FITEI, a companhia Zero no Zero Teatro, do Equador, apresenta a peça “Medea llama por cobrar”.
Outro dos destaques deste quadrimestre é o OVNI - Festival Internacional de Objectos Vivos que se apresenta entre 12 de Maio e 16 Junho no TMG. “Hand Shadows Animare”, pelo Theater Kakashi-Za (Japão), “Cinderela”, pelo Teatro Marionetas do Porto, “Torn de nit: serenata para orquestra mecânica”, pelo CaboSanRoque (Espanha), “O Soldadinho de Chumbo”, pelo Thalias Kompagnons (Alemanha), “KaleidoAct – Underwater Mirage”, por Moulin Aux Chimeres (França) e “A Maldição de Poe”, pelo Teatro Corsário (Espanha), são os espectáculo desta terceira edição.
Regressa também o Festival Internacional de Guitarra da Guarda entre os dias 7 e 9 de Julho, com três exímios guitarristas: Nelson Veras (Brasil), Giovanni Grano (Itália) e Laura Gonzalez (Espanha). A direcção artística é de Dominique Phillot.
No Café Concerto continuam também neste quadrimestre os espectáculos de música com entrada livre. A saber: The Kaviar, Noiserv, 16por9a13por4, Osso Vaidoso, Estilhaços de Cesariny, Melómanos e Caducados. E ainda as tertúlias: o Café Desconcerto tem como convidados os escritores Pedro Mexia, Rui Cardoso Martins, Gonçalo M. Tavares e Francisco José Viegas.
Nas edições, destaque para três lançamentos feitos pelo TMG: o artista guardense Kubik edita o seu terceiro disco “Psicotic Jazz Hall”; a artista espanhola Maria Salgado convidou músicos portugueses para o disco “Abraço/Abrazo” – que o TMG edita em colaboração com a Junta de Castilla y Léon; e ainda o DVD do espectáculo comunitário “Guarda: A República”.
De referir ainda que, ao longo destes quatro meses, o TMG continua a divulgar o cinema de autor, que vai do documentário à animação e ainda vários espectáculos e oficinas através do Serviço Educativo.

Sem comentários: