segunda-feira, 14 de março de 2011

Poesia de Fernando Pinto Ribeiro no CC


O Teatro Municipal da Guarda e a Câmara Municipal da Guarda promovem, na próxima quinta-feira, dia 17 de Março, no Café Concerto do TMG, uma Sessão Evocativa do poeta guardense Fernando Pinto Ribeiro. Na sessão, que tem entrada livre e está marcada para as 21h30, será feito o lançamento da obra póstuma “O cisne submerso”, um livro que inclui poemas do autor guardense dispersos por diferentes publicações. A actividade vai contar com as presenças de Julião Bernardes (poeta e coordenador do livro), Joaquim Murale (poeta) e J. Leitão Baptista (poeta e prefaciador), Carlos Augusto Ribeiro (irmão e detentor do espólio do poeta), Eduardo Sucena (escritor conterrâneo e estudioso do fado), Jorge Castelo Branco (responsável pela Edium Editores). A sessão contará ainda com a leitura de poemas do autor por Américo Rodrigues (poeta e director do TMG).
Fernando Pinto Ribeiro colaborou em páginas literárias de jornais. Está representado, entre outras, nas revistas “Flama”, “Panorama”, “O Arauto de Bocage”, “Palavra em Mutação” e “Praça Velha”. Foi Colaborador permanente no Jornal dos Poetas e Trovadores e na Colectânea anual Poetas de Sempre. Dirigiu, com Eduíno de Jesus e J.M. Pereira Miguel, sob orientação artística de Artur Bual, a revista de letras e artes “Contravento” (1968 – 1971).
O poeta nasceu na Guarda em 1928. Estudou Direito na Universidade Clássica de Lisboa. Foi revisor de Imprensa no “Diário de Notícias” e noutras publicações. Faleceu em 2009.

Sem comentários: