terça-feira, 15 de março de 2011

Projecto Andarilho sempre a andarilhar



A acordeonista Helena Rodrigues actuará no próximo dia 19, Sábado, na Associação Cultural e de Melhoramentos do Bº Nª Sr.ª de Fátima, pelas 21h30.
Ligada à Música Tradicional Portuguesa desde 1974, como membro integrante do Rancho Folclórico e Conjunto de Música Tradicional Portuguesa (Grupo Rosinha) do Centro Cultural da Guarda e após recolha pelas várias regiões do país, surgiu um roteiro musical que tem por base o acordeão, a concertina e o realejo.
Estas músicas, danças e cantares tradicionais portugueses são exemplos do vasto Património Cultural existente no nosso País...


O Grupo de Cantares "Camponeses de Aldeia do Bispo" actuará no Lar S. João Batista, em Fernão Joanes, no próximo dia 20 de Março, Domingo, pelas 15h30.
Este grupo formado no dia 9 de Novembro de 1997, por ocasião da I Feira Antiga, realizada na aldeia, recolhe, preserva e divulga o seu património cultural, bem como da região da Guarda, nomeadamente, os cantares e tradições populares de índole profana e religiosa.
É constituído por cerca de 30 elementos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 16 e os 81 anos que cantam e tocam acordeão, bandolim, caixa, reco-reco, triângulo, pinhas e pandeireta. Durante o espectáculo fazem uma demonstração do ciclo anual das tradições mais ancestrais da aldeia, como a ceifa, a malha, a desfolhada, o cantar das Janeiras, os rituais da Quaresma, os serões e as romarias. Em Novembro de 2007, lançou o seu primeiro disco intitulado "À luz da candeia”.


Estas actividades são organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural e têm o apoio das colectividades anfitriãs, Helena Rodrigues e Centro de Cultura e Desporto de Aldeia do Bispo.

Sem comentários: