sexta-feira, 1 de abril de 2011

María Salgado apresenta “Abraço” no TMG, disco contou com participação de músicos guardenses


A cantora espanhola María Salgado vem ao TMG no dia 7 de Abril (quinta-feira, às 21h30) para apresentar o seu último disco, editado em co-produção pelo Teatro Municipal da Guarda e Junta de Castilla y Léon e intitulado “Abrazo – Abraço”. Trata-se de um projecto verdadeiramente ibérico onde participaram músicos dos dois países vizinhos. Da região da Guarda colaboram César Prata (Chuchurumel, Assobio), Vanda Rodrigues (Assobio) e Rui Pedro Dias (Trivenção e Prós e Contras). O TMG escolheu ainda Quiné e Amadeu Magalhães (ambos da Brigada Victor Jara) para integrarem o grupo de músicos portugueses de “Abraço”. O disco conta com 12 temas de música tradicional dos dois lados da fronteira, seis deles de música tradicional portuguesa das regiões da Beira Alta, Beira Baixa e Trás-os-Montes e outros seis de música tradicional espanhola. Do alinhamento português constam os temas “A tecedeira briosa”, “Milho verde”, “Castanheiro da Serra”, “Senhora do Desterro”, “Mira-me Miguel” e “Trigo verde”.
A produção e os arranjos no disco estiveram a cargo do catalão Toni Xuclà, produtor, guitarrista e compositor espanhol premiado e conhecido pelo seu gosto em fundir o jazz contemporâneo com a música tradicional e o funk com a música pop.
Com “Abrazo - Abraço”, a cantora María Salgado diz ter encontrado a solução para duas das suas inquietudes: a música tradicional e a fusão de músicas. A raia (onde vivem espanhóis e portugueses) é o cenário escolhido para pôr à prova a intuição que constantemente lhe diz que a cultura é uma via sem igual para unir os povos, e a música tradicional é um dos seus agentes mais sábios. María Salgado tem-se dedicado desde sempre à música tradicional. O jornal espanhol “El País” já disse sobre ela que «é uma das vozes mais sábias e qualificadas do folclore castelhano».
A apresentação de “Abrazo - Abraço” em Espanha será a 6 de Abril no Teatro da Caja Duero de Salamanca às 20h00 (hora local).
O disco foi editado no âmbito da iniciativa REDES, inserida no POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal.

Sem comentários: