quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia 29 de Março, Comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular



No próximo dia 29 de Março a Guarda acolhe as comemorações do Bicentenário da Guerra Peninsular, numa iniciativa conjunta do Exército Português e da Câmara Municipal da Guarda.
As comemorações terão início com uma Cerimónia Militar na Praça Dr. Francisco Salgado Zenha, junto ao antigo Quartel, onde serão prestadas honras militares e homenageados os mortos. A evocação histórica estará a cargo do Cor. Art. Carlos Alberto Fonseca, a que se seguirão intervenções do Presidente da Câmara Municipal da Guarda e do General Chefe do Estado-Maior do Exército. Este primeiro momento terminará com um desfile das forças em parada.
Segue-se, pelas 11h30, na Galeria do Paço da Cultura, a Inauguração da Exposição “O Terreno, o Engenho e a Arte de Fortificar Pararam a invasão de Masséna”, uma mostra da responsabilidade da Direcção de Infraestruturas do Exército, estando a apresentação a cargo do T. Cor. Eng. José Paulo Ribeiro Berger.
Ainda pela manhã, decorrerá uma Missa de Acção de Graças na Sé Catedral da Guarda, pelas 12h00.
Pelas 14h30 terá lugar no Auditório do Paço da Cultura o Colóquio “A Região da Guarda na Guerra Peninsular”, que contará com as seguintes intervenções:
“As Invasões Francesas – A Zona de Operações Terrestres”, pelo T.Cor. Abílio Lousada (Professor do Instituto de Estudos Superiores Militares) “ A Guerrilha contra o Exército Napoleónico, na Região da Guarda”, pelo Professor Adriano Vasco Rodrigues, as “Operações Militares na Região da Guarda”, pelo Cor. Art. Carlos Alberto Fonseca (Director do Arquivo Histórico Militar) e “A passagem das tropas de Masséna pelo vale do Mondego e Aldeia Viçosa”, pelo Dr. José Manuel Coutinho dos Santos.
As comemorações terminarão com um Concerto pelo Ensemble da Banda Sinfónica do Exército, a realizar no Pequeno Auditório do TMG, pelas 21h30. Este concerto é de entrada livre, sujeito a levantamento prévio dos bilhetes na Bilheteira do TMG.

Sem comentários: