segunda-feira, 5 de julho de 2010

Os Blues andam à solta na Guarda, em Julho!


Foi apresentado na passada sexta-feira (2 de Julho) pela manhã no TMG o programa da segunda edição do Transblues - Festival de Blues Béjar | Guarda, uma iniciativa do Teatro Municipal da Guarda e da Junta de Castela e Leão no âmbito do programa POCTEP – Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal, da União Europeia, e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e do Ayuntamiento de Béjar. O festival decorrerá em Julho nas duas cidades ibéricas entre os dias 14 e 21, sendo entre 14 e 17 de Julho em Béjar e entre 16 e 21 de Julho na Guarda.
Na cidade mais alta, o Transblues arranca então a 16 de Julho com o concerto no Jardim José de Lemos (21h30) do trio norte-americano Michael Hill's Blues. Após quatro álbuns de estúdio aclamados pela crítica e um álbum ao vivo, dando primazia sempre às músicas originais, o grupo está de regresso aos palcos para novos concertos. O “power” e a energia, as histórias eloquentes, o canto negro apaixonado e a grande presença em palco fazem deste grupo uma das referências norte-americanas dos Blues. O trio, liderado pelo Guitarrista Michael Hill, orgulha-se do seu estilo Nova-Iorquino que apela aos Blues “vivos” e originais. A crítica rotula a sua música de “Blues do século XXI”. Música original, divertida e em “aceleração máxima”, promete o trio.
No mesmo palco e à mesma hora, no dia seguinte (17 de Julho) actua Larry Garner, uma das maiores estrelas norte-americanas dos Blues. As suas canções são histórias sobre o passado, sobre o quotidiano, sobre pessoas como todos nós às quais acrescenta uma grande dose de ironia e sentido de humor. Ele nasceu no berço dos Blues, em pleno Louisiana, e iniciou-se na música inspirado por artistas como Silas Hogan e Clarence Edwards. Acompanha Garner em palco o Norman Beaker Band, grupo do Reino Unido que já actuou com outros “monstros” consagrados dos Blues como BB King, Buddy Guy, Alexis Korner, Jack Bruce, Van Morrison ou Chuck Berry, entre muitos outros.
No Domingo, dia 18 e ainda no Jardim José de Lemos é a vez do guitarrista francês Cisco Herzhaft. Músico há mais de 30 anos, ele tem como maiores inspirações os “gigantes” Muddy Waters e Big Bill Bronzy. Este guitarrista francês acompanhou Jonh Lee Hooker nos anos 60 e desde então tem desenvolvido um estilo muito pessoal. A sua música é uma mistura de Folk, Blues e Ragtime.
O Transblues Guarda terá ainda dois espectáculos no Café Concerto do TMG, ambos às 22h00. Na terça, dia 20 de Julho, actua o projecto português Stonebones & Bad Spaghetti, a única banda de “Bluegrass” em Portugal. Bluegrass é uma forma de música popular, com raízes na música tradicional das ilhas britânicas, na música rural dos negros e no jazz e blues. Este é um dos géneros musicais característicos do sul dos Estados Unidos. Utiliza, principalmente, instrumentos acústicos como banjo, guitarra acústica, bandolim, baixo e violino. O reportório da banda é constituído por música americana, tendo por base o bluegrass, o Jazz dos anos 20 e 30, os Blues, a música tradicional irlandesa, Vaudeville, Dixie, Country e os clássicos de sempre.
No dia seguinte, 21 de Julho, e a fechar a 2ª edição do Transblues vai estar o grupo espanhol Gatos Bizcos.
O grupo reuniu-se em Madrid pela primeira vez em 2008. A sua música inspira-se em quase todos os géneros musicais, muito embora a música negra afro-americana seja o principal denominador comum do seu repertório: Blues, Swing, Jazz e Rock & Roll prometem animar a noite no Café Concerto.
Coincidindo com o espírito de interactividade e partilha de culturas do festival, no dia 15 actuará em Béjar o projecto português Minnemann Blues Band e no dia 21, como já referimos, actuará na Guarda o projecto espanhol Gatos Bizcos.

Sem comentários: