terça-feira, 20 de julho de 2010

Grupo Instrumental do CCD do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã e Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo animam Vallecullia



Nos próximos dias 24 e 25 de Julho, pelas 22h00 e 21h00, respectivamente, em Valhelhas, no âmbito do Vallecullia decorrerão dois espectáculos pelo Grupo Instrumental do Centro de Cultura e Desporto do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã e pelo Grupo de Cantares Camponeses de Aldeia do Bispo.
Fundado em 1994, com o intuito de despertar o gosto pela música, dos jovens da Sertã e criar um grupo instrumental que se dedica à música de raiz popular é numa pequena Escola de Música, a funcionar na Casa da Cultura do Município da Sertã, que estes jovens iniciaram a sua formação musical, bem como a aprendizagem dos mais variados instrumentos musicais (bandolim, bandola, viola clarinete e acordeão).
O Grupo Instrumental do CCD do Pessoal da Câmara Municipal da Sertã conta neste momento com 16 elementos, com idades compreendidas entre os 14 e os 70 anos, que constituem os seguintes naipes de instrumentos: 1º bandolins (3); 2º bandolins (3); acordeão (1); flauta (1); clarinete (1); violas (5); viola baixo (1); bateria (1).
O Grupo de Cantares “ Camponeses de Aldeia do Bispo” foi fundado a 9 de Novembro de 1997, por ocasião da I Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo.
Tem como principal objectivo, a recolha, preservação e divulgação do património cultural de Aldeia do Bispo e da região da Guarda, nomeadamente os cantares e tradições populares de índole profana e religiosa de outros tempos.
Aquando da sua fundação, o grupo era composto por cerca de 30 elementos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 12 e os 80 anos, dos quais 4 faziam parte da área instrumental, sendo os restantes, cantadores e cantadeiras. Os instrumentos de acompanhamento são: acordeão, bandolim, caixa, reco reco, ferrinhos, pinhas e pandeireta.
Desde há algum tempo, o Grupo passou a introduzir na apresentação dos seus espectáculos, a demonstração do ciclo anual das suas tradições mais ancestrais, através da dramatização em palco das diferentes actividades agrícolas e culturais, nomeadamente as relacionadas com a ceifa, a malha, a desfolhada, a pisa da castanha, as janeiras, os rituais da quaresma, os serões, as romarias…
Desta forma tem sido possível promover não só a cultura e as tradições da região, mas também proporcionar ao público uma hora de espectáculo mais apelativo, juntando conotações didácticas.
O Grupo editou, já, o CD “À luz da candeia”.
A actividade é organizada pela Câmara Municipal da Guarda e pela Junta de Freguesia de Valhelhas.

Sem comentários: