terça-feira, 20 de julho de 2010

Exposição “Da grafite ao digital”, na BMEL

A Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço tem patente, desde ontem, dia 19, a exposição “Da grafite ao digital”, com trabalhos de Paulo Monteiro, Lam, Susa Monteiro e Inês Freitas.
Trata-se de uma exposição de 18 obras na área da ilustração e da banda desenhada com a utilização do computador desde a aplicação da cor lisa, passando pela aplicação de cor e textura e pelo desenho quase totalmente feito em computador.
O tratamento digital do desenho trouxe uma série de novas possibilidades aos autores, permitindo-lhes trabalhar sobre um desenho em papel (digitalizado), ou desenhar no próprio computador.
Programas específicos, como o Photoshop, dão a possibilidade de experimentar inúmeras aplicações de cores, texturas e sobreposições de imagens, de uma forma fácil e com possibilidades quase infinitas. O desenho pode ser melhorado e corrigido, cortado e colado.
As aplicações que estes programas oferecem são ainda assim, possíveis de reproduzir em papel. E o domínio sobre as técnicas de desenho e pintura, difíceis de adquirir pelos métodos convencionais, tornam-se assim acessíveis a todas as pessoas, com a vantagem de pouparem muitas horas de trabalho e muitas correcções.
“Da grafite ao digital” poderá ser visitada até 3 de Setembro, no horário da BMEL. A entrada é livre.

Sem comentários: