segunda-feira, 12 de julho de 2010

Lançamento do livro “Hieracita” de Jaime Alberto Couto Ferreira


Terá lugar no próximo dia 12 de Junho, pelas 18:00, na Sala Tempo e Poesia da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, a apresentação do livro “Hieracita”, de Jaime Alberto do Couto Ferreira.

A obra, editada sob a chancela da “Âncora”, será apresentada pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda, Dr. Virgílio Bento, e pelo Dr. António José Dias de Almeida.

“Hieracita” leva-nos numa viagem durante os séculos XIX e XX, tendo como ponto de partida o meio rural e percorrendo, de várias formas, o mundo. É apresentada ao leitor a história de um personagem que parte à procura de uma vida diferente, atraído pelo “boom” da borracha no Brasil. Ao longo do seu percurso de vida surgem entrelaçados factos históricos, seduções ministradas pela Igreja Católica e o narrar do seu regresso à terra de origem, onde se acomoda e nos vai dando conta dos avatares do Estado Novo. Trata-se de uma história de vida, ou vidas, em que a luta pela obtenção da Verdade é uma constante.
Jaime Alberto do Couto Ferreira nasceu a 1 de Junho de 1944, na Freguesia de Famalicão da Serra, Concelho e Distrito da Guarda. Professor Catedrático de História Económica e Social da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (aposentado em Agosto de 2006).

Professor, Historiador e Pintor, Jaime Alberto do Couto Ferreira estreia-se agora nas obras de ficção, depois de um percurso dominado pelos Estudos Historiográficos: “A dessacralização do pão - políticas de abastecimento no Antigo - Regime: do Concelho ao Estado Iluminista” (1995) “Origem do proteccionismo da cerealicultura em Portugal: de 1814 a 1820 - hesitações e afirmação” (1995); “Farinhas, moinhos e moagens” (1999); “A Guarda Formosa da primeira metade do séc. XX” - Coordenação e co-autoria (2000 e 2004); “A Electrificação do Centro de Portugal - área da CENEL” (2001); “Famalicão da Serra – ou dizer história com mãos de Abril”(2005).

Sem comentários: