sexta-feira, 4 de junho de 2010

Livro "Magistério da Igreja e meios de comunicação social" apresentado, dia 7, na BMEL


A PAULUS Editora assinalou o 44.º Dia das Comunicações Sociais com o anúncio do lançamento da obra «MAGISTÉRIO DA IGREJA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL».
Nesta obra, o autor Francisco Pereira Barbeira, Chefe de Redacção do jornal A Guarda, «desenvolvendo o tema sobre os Meios de Comunicação Social, enriquece-nos como pessoas e em Igreja. Pegando no ensinamento do Concílio Vaticano II e dos Papas João XXIII, Paulo VI e particularmente de João Paulo II, mostra-nos como o magistério da Igreja, nesta temática, se tornou um “grande púlpito” ao serviço da pessoa humana e da sua dignidade, da família e da educação e da formação das consciências para evitar a “parcialidade e a manipulação”», pode ler-se no prefácio do padre Dr. António Luciano Santos Costa.
A obra está dividida em duas partes distintas. Na primeira, o autor faz uma análise da relação entre o magistério da Igreja e a comunicação social desde o Vaticano II até os nossos dias. Após a análise de diversos documentos, aponta desafios para uma missão através destes meios.
Na segunda parte da obra são apresentadas todas as mensagens para o Dia Mundial das Comunicações Sociais desde PAULO VI a Bento XVI.
A primeira mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais data de 1967 e foi escrita pelo Papa Paulo VI.
Daí para cá são já quarenta e quatro as mensagens que, Paulo VI, João Paulo II e, mais recentemente, Bento XVI, escreveram sobre as mais variadas formas de como as comunicações sociais podem e devem ser usadas ao serviço da palavra de Deus.
Este ano a mensagem de Bento XVI intitula-se «O sacerdote e a pastoral no mundo digital: os novos media ao serviço da Palavra» e também pode ser lida nesta obra que a PAULUS agora apresenta.
A obra «MAGISTÉRIO DA IGREJA e MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL» será lançada no próximo dia 7 de Junho, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço.
Sobre o autor:
Francisco Pereira Barbeira é natural do Marmeleiro, concelho da Guarda.
Fez os estudos de Humanidades e Teologia nos Seminários Diocesanos da Guarda, tendo sido ordenado sacerdote em 1994, na Sé da Guarda.
Obteve o master em Comunicación Cristiana, da Faculdade de Ciências da Informação, na Universidade Pontifícia de Salamanca, em 2001, e a licenciatura em Teologia, em 2006, pelo Instituto Superior de Teologia das Beiras e Douro – Universidade Católica Portuguesa.
É correspondente fotográfico da Agência Lusa, na Guarda. É director do Secretariado Diocesano dos Meios de Comunicação Social.
É pároco de Famalicão da Serra, Fernão Joanes e Vale de Estrela.

Sem comentários: