sexta-feira, 4 de junho de 2010

Inside Out 10: "A caminho de Som Miguel"


Na 10ª edição do Inside Out, as crianças e os jovens do projecto “Tu Decides +”, do Núcleo Desportivo e Social da Guarda (NDS), trabalharam com o percussionista BitÓcas durante cerca de um mês. Em várias sessões, o músico dinamizou com 15 jovens (com idades compreendidas entre os 6 e os 15 anos) várias acções na área da música expressiva e da construção de instrumentos.
“A Caminho de Som Miguel” foi o título encontrado para a apresentação do exercício final do projecto. Os jovens mostram ao público aquilo que criaram, neste Sábado, dia 5, às 16h00, no Foyer do Grande Auditório do TMG, com entrada livre.
A décima edição do Inside Out baseou-se numa “exploração sonoro-performativa” desenvolvida em 4 partes, refere o orientador BitÓcas.
Para este Projecto do Inside Out 10, BitÓcas desenvolveu um atelier de exploração musical e transpessoal, cruzando os dois projectos de abrangência social artística e pedagógica: Inside Out e "Tu decides+”, em fases distintas: a construção e a instalação de artefactos de exploração lúdica e sonora (que vão ficar expostos no foyer do TMG de 2 a 5 de Junho), a pesquisa pessoal de sons aproveitando o caminho de Casa ao TMG e uma apresentação final de todo o trabalho, em jeito de percurso sonoro.
Experimentalista, improvisador e pedagogo, Vitor Fernandes (BitÓcas) foi co-fundador da Associação Cultural D’Orfeu e desenvolveu ao longo dos anos uma metodologia muito pessoal para a experiência e estudo musicais em fusão com conceitos vindos de outras áreas do conhecimento. Os seus métodos encontram-se espelhados no projecto “O Jogo Aberto”, que envolve design de jogos, de eventos performativos e workshops temáticos.
O Inside Out é um projecto de intervenção sócio-cultural da responsabilidade do TMG e da Câmara Municipal da Guarda.

Sem comentários: