quarta-feira, 9 de junho de 2010

Feira de São João volta a animar a cidade mais alta nos dias 23 e 24 de Junho


Trata-se de uma das mais antigas feiras da região. O certame, anual, era considerado de grande importância económica durante o século passado. A feira de São João juntava feirantes e populares de toda a região do interior do país. Transaccionavam-se, sobretudo, produtos hortícolas, animais e produtos artesanais. A Câmara Municipal da Guarda e a Culturguarda promovem a evocação desta feira antiga de início de século, nos próximos dias 23 e 24 de Junho.
A iniciativa terá lugar no Largo João de Deus, na Guarda, e à troca de produtos juntam-se ainda um programa de animação que inclui teatro, música, robertos, jogos e um baile de São João onde não faltam temas populares tocados acordeão e ainda a tradicional fogueira com os rosmaninhos onde é queimada a boneca.
À semelhança de edições anteriores, e tentando retratar da forma mais fiel possível a feira de início de século, estarão à venda no recinto um vasto número de produtos da terra. Pelas bancas vão estar distribuídos legumes e hortaliça, fruta, feijão, grão-de-bico, mel, vinho, chás, pão caseiro, esquecidos, rebuçados caramelizados, azeitonas, tremoços, filhós, azeite, vinagre, ginja, vinho, licores conventuais, ervas aromáticas, ervas medicinais, manjericos, entre dezenas de outros produtos…
Do artesanato da região destacam-se o cobertor de papa e as campainhas de bronze de Maçainhas, as tesouras de tosquia do Jarmelo, as facas do Verdugal, a cestaria em vime de Gonçalo e em madeira de castanho de Famalicão da Serra, entre muitos outros.
Á animação da própria feira e aos pregões dos vendedores, a organização juntou também um programa muito diversificado que, de meia em meia hora, irá “agitar” o recinto, ora com teatro, ora com circo, ora com números de pantomina, ora com robertos, ora com música popular, ora com jogos tradicionais.
A animação é assegurada por colectividades do concelho mas também por grupos contratados como o Teatro de Marionetas do Porto, a Companhia do Jogo, os Gambuzinos, o Aquilo Teatro, a banda “O menino é lindo”, o Homem-estátua, o duo “Acordeões em sintonia”, o grupo Pantomina e ainda a Companhia El Circ Petit (ver programa da feira).
A abertura da feira é sempre às 14h, mas as tasquinhas do recinto asseguram os almoços a partir das 12h.
O caldo de grão, os pimentos e as sardinhas assadas, as enguias, o caldo verde, a carne de porco assada, o vinho tinto, o pão e as azeitonas são os pratos principais de uma ementa que contará ainda com outras iguarias como as pataniscas e os bolinhos de bacalhau.
Pela feira circulará ainda uma taberna ambulante que saciará a sede, a fome e também a gula de visitantes e feirantes.
A Feira de S. João de 2010 está inserida num dos projectos da candidatura ao programa Mais Centro, Eixo 2 – Política de Cidades – Parcerias para a Regeneração Urbana.
Esta candidatura, da qual a Culturguarda é Parceira, é liderada pela Câmara Municipal da Guarda.

Sem comentários: