terça-feira, 19 de outubro de 2010

“Projecto Andarilho” andarilha, dia 24


No próximo dia 24 de Outubro, Domingo, dois grupos do Projecto Andarilho irão actuar em Pousade e no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas animará a tarde de Outono na Associação Cultural de Melhoramentos do Bairro Nossa Senhora de Fátima, pelas 16h30. À mesma hora o Grupo de Cantares “A Ronda do Jarmelo”, actuará no Grupo Desportivo e Recreativo Pousadense.

Do gosto pela música, mais propriamente pelos cantares da região e da vontade de preservar essas tradições, nasceu em Maçaínhas, no ano de 2002, o Grupo de Cantares “ONTEM, HOJE E AMANHÔ que se tem dedicado a divulgar as cantigas que outrora animavam os serões, as festas e as actividades agrícolas.
O grupo conta com a participação de jovens e adultos, daí o seu nome – “Ontem” representa a recolha das tradições, os adultos, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã” o futuro do grupo ou seja os jovens que continuarão o trabalho agora iniciado.
O grupo tem já um cd editado: “Sericoté”.

A RONDA DO JARMELO apresenta uma série de melodias populares, recolhidas no Verão de 2003, nas aldeias do Jarmelo.
De salientar que a maioria dos autores dos testemunhos das melodias cantadas pelo grupo, são agora os seus próprios intérpretes.
A Ronda do Jarmelo tem já um disco editado.

As actividades organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda contam com o apoio das respectivas Associações e Colectividades.

Sem comentários: