segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Música Contemporânea, em Síntese, no TMG!


Pelo quinto ano consecutivo, o TMG e o Síntese - Grupo de Música Contemporânea promovem o Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. O ciclo tem início no dia 4 de Novembro com o espectáculo “Música no Corpo” do ensemble francês Próxima Centauri. Criado em Bordéus por Marie-Bernadette Charrier e Christophe Havel em 1991, Proxima Centauri é um grupo de música de câmara. Ao TMG vêm apresentar “Música no corpo”. A música (arte dos sons) é apresentada como arte do gesto, que dá origem ao som e ao objecto sonoro, e cuja percepção nos faz ouvir a música. Sob a direcção artística de Marie-Bernadette Charrier, o ensemble desenvolve um repertório original e inovador, interpretando criações de compositores deste século em alternância com obras de grandes mestres do século XX. A este propósito, o ensemble pratica uma política de encomendas activas junto de compositores, tais como T. Alla, P. Jodlowski, C. Maïda, H. Parra, G. Racot, F. Rossé, entre outros.
Segue-se, no dia seguinte (5 de Novembro), o grupo espanhol Smash Ensemble que apresentará o espectáculo “España XX-XXI ¡...Si mi fue tornase a es...!”. Trata-se de um espectáculo que é uma reflexão sobre a tradição musical da Espanha renascentista e da situação musical actual, cinco séculos depois. Os compositores interpretados pertencem a uma geração de criadores que circulam com a sua música no mundo inteiro, com uma linguagem original e culturas diversas tal como o ensemble, um grupo espanhol que se enriquece com músicos de outros países.
O último concerto, no dia 6 de Novembro, estará a cargo do grupo homónimo deste ciclo e co-organizador do Síntese, que este ano apresentará o espectáculo “2010”. Espectáculo que inclui duas estreias absolutas, encomendadas para este ciclo: “In Aqua Veritas”, de Domenico Ricci, uma obra dedicada ao elemento água e a sua importância global numa encomenda do TMG e das Águas do Zêzere e Côa, no âmbito do projecto “Aqua Criativa”; e “M(C)MX”, de Helder Gonçalves, uma obra dedicada ao centenário da República numa encomenda da Câmara Municipal da Guarda. O Síntese - Grupo de Música Contemporânea é uma plataforma criativa envolvendo intérpretes em interacção com compositores e o seu epicentro criativo é a cidade da Guarda. O Síntese utiliza referências clássicas da contemporaneidade musical mas parte à conquista de novos universos sonoros, estimulando nos compositores a criação de nova música, através de novas mestiçagens para timbres tradicionais. É uma plataforma aberta e modulável: do instrumento solo à pequena e pouco ortodoxa orquestra de câmara, todas as hipóteses são possíveis – até a hipótese electro-acústica. Todo o ciclo decorrerá no Pequeno Auditório, com bilhetes a 5 euros.

Sem comentários: