A obra “A Divina Pestilência”, assinada por João Cenáculo, é a vencedora do Prémio Literário Manuel António Pina, instituído pela Câmara Municipal da Guarda.
Instituído com o objectivo de homenagear o escritor e poeta natural do Distrito, o Prémio Literário Manuel António Pina visa premiar obras inéditas de poesia e de literatura infanto-juvenil, alternadamente (em anos pares, poesia e em anos ímpares, literatura infanto-juvenil). O Prémio foi apresentado aquando a realização do Ciclo dedicado a Manuel António Pina, que decorreu de 18 a 22 de Janeiro e que constou de Exposições, Teatro, um Seminário, Actividades com as Escolas, tendo na ocasião sido celebrado o Protocolo com a Editora Assírio e Alvim que viabiliza a edição da obra premiada.
Nesta primeira edição a Câmara Municipal da Guarda recebeu 222 candidaturas. O prazo de apresentação de trabalhos decorreu de 1 de Junho a 30 de Julho, tendo sido recebidas candidaturas de trabalhos inéditos de Poesia de autores portugueses provenientes de todo o país e estrangeiro.
O júri é constituído pelos seguintes elementos: Manuel António Pina, Manuel Rosa (representante da Editora "Assírio e Alvim"), José Manuel Vasconcelos (Representante da Associação Portuguesa de Escritores), Américo Rodrigues (convidado de reconhecido mérito) e Virgílio Bento, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda.
Reunido na Guarda, hoje, dia 29 de Outubro, o Júri, presidido pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal da Guarda Virgílio Bento, deliberou, por unanimidade, atribuir o Prémio à obra “A Divina Pestilência” assinada por João Cenáculo, que se veio a verificar corresponder a João Manuel Vilela Rasteiro. O Prémio, com o valor pecuniário de 2.500,00€ (dois mil e quinhentos euros), será entregue em Sessão Solene, na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, na Guarda, no dia do aniversário do Escritor, 18 de Novembro de 2010.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário