quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Encontro Cinematográficos no TMG dias 30 e 31 de Outubro


A “memória” através do cinema tem encontro marcado no fim-de-semana (30 e 31 de Outubro) no TMG. Realizam-se no Pequeno Auditório do Teatro os Encontros Cinematográficos, uma actividade que surge da iniciativa do TMG, da Associação Luzlinar e do Cineclube da Guarda. Durante dois dias, o TMG será palco para filmes de Pier Paolo Pasolini, Benjamin Geissler, Gérard Courant, Joseph Morder, Manuel Mozos, Susana Sousa Dias e Mário Gomes, bem como debates e conversas com realizadores.
«Utilizando os mecanismos da memória, enquanto propriedade fundamental da consciência, ou então simplesmente evocando imagens de um passado, os artistas-cineastas constroem diferentes possibilidades de futuro, onde a própria memória se constitui como matéria-prima. Para estes encontros, propomos um “confronto” de cinematografias singulares. Convidámos os cineastas Benjamin Geissler, Joseph Morder e Manuel Mozos, autores de diferentes nacionalidades e múltiplos registos narrativos, para nos mostrarem os seus filmes e conversar sobre a natureza dos seus projectos», explica o coordenador dos Encontros Cinematográficos, Carlos Fernandes.
A abertura dos Encontros é no sábado, dia 30, às 14h15, seguindo-se o filme “Uccellacci e uccellini”, de Pier Paolo Pasolini e logo depois “Lost Pictures ∞ Lost Memory?” de Benjamin Geissler. A tarde termina com um encontro com o realizador Benjamin Geissler e a artista plástica e fundadora da Luzlinar Maria Lino, moderado pelo cinéfilo e músico Vitor Afonso (que modera todas as conversas com realizadores). As actividades são retomadas à noite às 20h30 com o filme “Romamor (lettre filmée berlinoise)”, de Joseph Morder. Às 22h00 acontece o encontro com os realizadores Joseph Morder e Barbara Spielmann. O primeiro dia termina com a exibição do filme “Jornal de Joseph M.”, de Gérard Courant, às 22h45.
No domingo, dia 31, início das actividades cinematográficas às 14h30 com o filme “Ruínas”, do realizador português Manuel Mozos, ao qual se segue, pelas 15h30 um novo encontro que contará com a participação do realizador de “Ruínas” e do professor de cinema Edmundo Cordeiro. A tarde termina com o filme “48”, de Susana Sousa Dias. À noite há ainda, às 21h30, uma sessão especial com o filme “Muito além”, de Mário Gomes. Pelas 22h45, será o realizador e professor de cinema Pedro Sena Nunes a encerrar o evento.
O bilhete, que dá acesso a todas as actividades durante os dois dias, custa 5 euros.

Sem comentários: