terça-feira, 14 de julho de 2009

Inauguração de Exposições e Lançamento de Catálogo no próximo dia 16



No próximo dia 16, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura serão inauguradas as Exposições “Leite, cardo e mãos frias – O queijo Serra da Estrela no Concelho da Guarda” (Fotografia de Monteiro Gil e Fernando Curado Matos) e “Anos a Fio” (Rendas de Maria Dulce Tavares). Simultaneamente, será lançado um catálogo com o mesmo nome “Leite, cardo e mãos frias – O queijo Serra da Estrela no Concelho da Guarda”, uma homenagem a pastores, queijeiras e a todos os que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o queijo “Serra da Estrela”.
«Produzido há séculos na região serrana da Estrela a partir de leite de ovelhas Bordaleiras, o queijo Serra da Estrela é hoje uma referência da gastronomia e da cultura portuguesas, tendo granjeado reconhecimento além fronteiras pelo seu carácter distinto e singular.No concelho da Guarda já não são muitos os pastores e queijeiras. Era por isso premente registar o trabalho árduo e moroso, a dedicação, os métodos de trabalho, os rostos e as mãos. Trata-se de um registo fotográfico que pretende ser uma homenagem a todos os que ainda persistem em manter a tradição, fabricando o queijo “Serra da Estrela” de qualidade a partir de leite, cardo e “mãos frias.”»
Em “Anos a Fio” podemos apreciar as rendas e bordados de Maria Dulce Tavares que, desde há muitos anos, são motivo de constantes visitas caseiras, por parte das maiores conhecedoras desta arte que é a de trabalhar o linho com linha e agulha. Curiosa e auto didacta Maria Dulce Tavares é hoje orgulhosa portadora de técnicas e sabedoria na arte de bordar. Desde figuras geométricas a motivos florais, executa na perfeição trabalhos em linho usando técnicas como o Ajour, Bainhas Abertas, Rendas, entre outras. Este é o culminar da dedicação de Anos a Fio a tantos trabalhos, expondo-os a todos os que se sentirem atraídos por tão bela arte.
As exposições estarão patentes até ao dia 29 de Agosto e podem ser visitadas de 2ª a sábado das 14h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00.

1 comentário:

Anónimo disse...

tanto quanto sei esta exposição de rendas tem sido um grande sucesso, desde ja os meus parabéns à autora de tao belos trabalhos e também à organização, por ter tido a coragem de os expor.
NT