terça-feira, 16 de março de 2010

Inauguração de Exposições na Galeria do Paço da Cultura, Sábado, dia 20


A Câmara Municipal da Guarda, através do Núcleo de Animação Cultural, irá inaugurar no próximo dia 20, Sábado, pelas 15h30, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda as Exposições "Pintura de Augusto Pina Metelo" e "Concurso de Fotografia António Correia – 5 Anos de Concurso", sendo esta uma co-organização da Câmara Municipal da Guarda, Agência da Fundação Inatel Guarda e da Agência para a Promoção da Guarda.
Augusto Metelo, nasceu na Nave, Sabugal, em 1944. É Técnico especialista de Fotografia e Desenho Médico da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, responsável pela área fotográfica e cinematográfica do Departamento de Anatomia, colaborou em vários trabalhos científicos.
Frequentou o Curso de História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes. Presentemente é finalista dos Cursos de Pintura e Desenho na mesma Instituição.
Frequentou o Curso de Fotografia e Cinema dos S. C. E.
Participa regularmente em várias Exposições individuais e colectivas em todo o País.
A Exposição “Concurso de Fotografia António Correia – 5 Anos de Concurso"pretende dar uma perspectiva de 5 anos de Concursos de Fotografia organizados pela Agência da Guarda da Fundação INATEL.
O Concurso de Fotografia António Correia surge em 2005 da vontade de encorajar o público em geral a experimentar a fotografia artística e de levar as associações a experimentarem a animação de actividades pela fotografia. O nome do Concurso serve também para homenagear António Correia, fotógrafo que projectou em meados do séc. XX uma certa imagem da Guarda, ligada à neve e ao mundo rural.
O tema do Concurso, de 2005 a 2009, foi sempre o distrito da Guarda, em diversas vertentes, partindo da ideia de que o distrito é repositório de muita beleza, às vezes conhecida, outras vezes ignorada, podendo o Concurso ser também uma forma interessante de projectar a região da Guarda. A partir de 2007, com a parceria da Agência para a Promoção da Guarda, procurou-se um maior impacto da iniciativa e um envolvimento com a zona do centro histórico da cidade da Guarda, em cujas montras do comércio tradicional a Exposição passou a decorrer.
Em paralelo a esta retrospectiva estará também a decorrer, a exposição das fotos a concurso do ano de 2009 sob o tema “Verde Urbano” nas montras do Centro Histórico da cidade.
As exposições estão patentes até dia 30 de Abril e podem ser visitadas de 2ª a Sábado, das 14h00 às 20h00.

Sem comentários: