terça-feira, 9 de março de 2010

Casa de Saúde Bento Menni recebe espectáculo coreográfico “O Rebusco das Castanhas”, dia 14

No próximo dia 14, Domingo, pelas 16h00, decorrerá, na Casa de Saúde Bento Menni, o espectáculo coreográfico “O Rebusco das Castanhas”.
Esta encenação é uma coreografia que recolhe os últimos vestígios de uma prática corporal caída em desuso, na aldeia de Famalicão da Serra – a pisa da castanha. O movimento de trabalho da pisa é o centro desta dança, em que as próprias pessoas de Famalicão sobem ao palco, para o preencher com o seu corpo colectivo. Pisadores, mulheres, adolescentes e crianças cruzam-se aqui, discursando, sem palavras, sobre o seu universo e a sua concepção do mundo, através de rituais de trabalho, gestos, brincadeiras, correrias e bailes. Os pisadores são mestres, as mulheres são anjos, os adolescentes são monitorizados e as crianças são galgadores de montes.
Este espectáculo tem o apoio da Câmara Municipal da Guarda sendo uma co-produção da Casa da Cultura e do Centro Cultural de Famalicão da Serra.
A actividade organizada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda conta com o apoio da Casa de Saúde Bento Menni.

Sem comentários: