Vai decorrer na Guarda, entre 10 e 13 de Março, o
O ciclo inicia-se com a conferência “A Cultura Judaica nos dias de hoje” que terá como oradora
Ainda na Quarta. Mas à noite, passa no Pequeno Auditório, o videograma “Os últimos Marranos” realizado por Frédéric Brenner e Stan Neumann. Um filme premiado com o galardão “Futura” em Berlim, que relata a história de 100 mil judeus portugueses que foram obrigados a escolher entre religião católica e o exílio, sobre a sua conversão em massa e sobre a continuidade das práticas judaicas em segredo.
Na quinta, dia 11 de Março, o Centro de Estúdio Ibéricos leva a cabo no Auditório do Paço da Cultura o seminário “Judiarias da raia – Legado e futuro”. A iniciativa decorre durante todo o dia (das 9h às 18h) e reunirá vários especialistas em cultura judaica de ambos os lados da
De destacar ainda no dia
E ainda o grande destaque musical deste ciclo, que é também uma estreia em Portugal e concerto único no TMG, os polacos Cukunft que actuam no Grande Auditório no último dia do ciclo, 13 de Março. Trata-se de um exclusivo TMG e uma estreia em Portugal desta banda que traz no seu reportório única e exclusivamente música judaica. Um concerto com música klezmer vinda do leste europeu, frequentemente tocada em festividades, como casamentos e outras reuniões familiares. O grupo apresentará obras do período anterior à Segunda Grande Guerra da autoria de compositores judeus e também algum reportório próprio. Algumas músicas contam com letras de alguns poetas judeus como Icyk Manger, Mosche Shneur e David Beigelman, entre outros.
Cukunpft significa “o futuro”. O grupo foi fundado pelo guitarrista, Raphael Rogiński.
Sem comentários:
Enviar um comentário