segunda-feira, 1 de março de 2010

Ciclo de Cultura Judaica arranca dia 10 na Guarda


De 10 a 13 de Março a Agência para a Promoção da Guarda organiza, com a produção do Teatro Municipal da Guarda, o Ciclo de Cultura Judaica que contará no cartaz com visitas pedagógicas, cinema, música, uma conferência e um seminário (organizado pelo Centro de Estudos Ibéricos). De destacar, no âmbito deste ciclo, a estreia em Portugal do grupo polaco de música klezmer, Cukunft no dia 13 de Março, no Grande Auditório do TMG.

Vai decorrer na Guarda, entre 10 e 13 de Março, o Ciclo de Cultura Judaica que contará no cartaz com um leque muito variado de iniciativas como música, conferências, visitas guiadas e cinema.
O ciclo inicia-se com a conferência “A Cultura Judaica nos dias de hoje” que terá como oradora Maria Antonieta Garcia, professora na Universidade da Beira Interior e especialista em Cultura Judaica, com alguns trabalhos publicados sobre os Judeus nesta região. A conferência terá lugar no dia 10 de Março, no Café Concerto, a partir das 14h30.
Ainda na Quarta. Mas à noite, passa no Pequeno Auditório, o videograma “Os últimos Marranos” realizado por Frédéric Brenner e Stan Neumann. Um filme premiado com o galardão “Futura” em Berlim, que relata a história de 100 mil judeus portugueses que foram obrigados a escolher entre religião católica e o exílio, sobre a sua conversão em massa e sobre a continuidade das práticas judaicas em segredo.
Na quinta, dia 11 de Março, o Centro de Estúdio Ibéricos leva a cabo no Auditório do Paço da Cultura o seminário “Judiarias da raia – Legado e futuro”. A iniciativa decorre durante todo o dia (das 9h às 18h) e reunirá vários especialistas em cultura judaica de ambos os lados da fronteira para debater esta temática.
De destacar ainda no dia 11 a Visita Guiada ao Museu Judaico e à Sinagogfa de Belmonte, com saída do TMG às 9h30. E à noite actuam os Melech Mechaya, no Café Concerto. Um projecto Português que propõe uma viagem pela tradição judaica e pela música klezmer. Aromas árabes, ritmos ciganos, da Hungria a Israel, dos Balcãs a Nova Iorque.
E ainda o grande destaque musical deste ciclo, que é também uma estreia em Portugal e concerto único no TMG, os polacos Cukunft que actuam no Grande Auditório no último dia do ciclo, 13 de Março. Trata-se de um exclusivo TMG e uma estreia em Portugal desta banda que traz no seu reportório única e exclusivamente música judaica. Um concerto com música klezmer vinda do leste europeu, frequentemente tocada em festividades, como casamentos e outras reuniões familiares. O grupo apresentará obras do período anterior à Segunda Grande Guerra da autoria de compositores judeus e também algum reportório próprio. Algumas músicas contam com letras de alguns poetas judeus como Icyk Manger, Mosche Shneur e David Beigelman, entre outros.
Cukunpft significa “o futuro”. O grupo foi fundado pelo guitarrista, Raphael Rogiński.

Sem comentários: