terça-feira, 12 de maio de 2009

Os vencedores do II Concurso Internacional de Piano da Cidade da Guarda


Na sexta e no sábado passados (dias 8 e 9 de Maio), decorreu no Teatro Municipal da Guarda a segunda edição do Concurso Internacional de Piano da Cidade da Guarda. A grande vencedora do concurso na categoria D (entre os 18 e os 25 anos) foi a pianista Filipa Cardoso, que arrecadou o Prémio Cidade da Guarda (galardão atribuído pela Câmara Municipal da Guarda) com a sua interpretação da obra “Das Abends/ Aufschwung”, do compositor R. Schumann. Na categoria C, que premeia os jovens intérpretes até aos 18 anos, foi vencedor Francisco Freire Reis, que recebeu o Prémio Teatro Municipal da Guarda com uma interpretação da obra “Scherzo nº2, Op.31” de F. Chopin. Este jovem pianista foi ainda galardoado com o Prémio Síntese – Grupo de Música Contemporânea, galardão que distingue a melhor interpretação de peça dos séculos XX ou XXI.
Na categoria B, para pianistas com idade inferior a 15 anos, foi vencedor Nuno Ventura de Sousa, com a interpretação de “Toccata” do compositor A. Casella. Nuno de Sousa foi distinguido com o prémio Conservatório de Música de S. José da Guarda.
Finalmente, na categoria A – que premeia os jovens interpretes com menos de 10 anos – Pedro Oliveira foi o vencedor, arrecadando o Prémio Santa Casa da Misericórdia, com a interpretação do tema de A. Diabelli “Sonatina Op. 168”. De destacar ainda, nesta categoria, a prestação de um jovem pianista guardense, Mateus Marta, que se classificou em segundo lugar. O jovem é aluno de Eunice Viana no Conservatório de Música de S. José da Guarda, e interpretou “Musette” de J.S. Bach.
Os vencedores do concurso interpretaram ao vivo, na noite de sábado (9 de Maio), no TMG, as obras com as quais concorreram, e o concerto foi precedido pela entrega de diplomas e de prémios.
De referir ainda que o júri deste concurso foi constituído por Fausto Neves (pianista e professor da Universidade de Aveiro), por Carlos Canhoto (Saxofonista e membro da direcção pedagógica do Conservatório de Música de S. José da Guarda) e por Joana Resende (pianista e professora).
Recordamos que o II Concurso Internacional de Piano da Cidade da Guarda é uma organização conjunta do Teatro Municipal da Guarda, do Conservatório de Música de S. José da Guarda e do Síntese – Grupo de Música Contemporânea, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.

Sem comentários: