terça-feira, 12 de maio de 2009

Bulimundo: O conto da Codezinha e do Boi do Engenho, pelo Aquilo Teatro, estreia dia 15



Nos dias 15 e 16 de Maio, pelas 21h30, no Auditório do Instituto Português da Juventude da Guarda será apresentada a peça de teatro “Bulimundo: O Conto da Codezinha e do Boi do Engenho” com dramaturgia e encenação de Paulo Miranda. Este espectáculo, o primeiro de dois, resulta do atelier de Expressão Dramática que o Aquilo tem vindo a promover. É mais uma aposta nos jovens, potenciando e dando visibilidade ao seu inegável talento, assumindo-se o Aquilo como um espaço de captação, formação e promoção de novos criadores, onde os processos são mais valorizados que o produto em si; onde o fazer e o saber fazer são os pressupostos fundamentais num percurso formativo consentâneo com o paradigma e visão cultural do Aquilo Teatro.
O texto é uma adaptação ao conto da tradição oral de Cabo Verde: Bulimundo. Referência a uma forma mágica do nascimento de um povo no momento em que dois seres completamente diferentes, de estatuto social e de linhagem oposta caiem no encantamento, apaixonam-se: o amor de um boi que trabalha no engenho e da filha de um Rei, seu proprietário. Entre lutas com soldados, fugas pelo jardim encantado, a traição de um barbeiro e de uma costureira será que o amor entre um boi e uma princesa vencerá?
O conto do Bulimundo sempre foi direccionado ao público infantil e pouco aprofundado ao nível da verdadeira essência, deixando para trás elementos e subtilezas do universo mágico dos contos populares. Tentando retomar isso mesmo, este grupo, do 2º ano do Atelier de Expressão Dramática, irá agora apresentar um espectáculo, com recurso a máscaras, concebido para todas as idades.

Sem comentários: