terça-feira, 12 de maio de 2009

"Bonecos de Estremoz; A colecção de Júlio Reis Pereira”


De 18 de Maio a 19 de Julho, no Museu da Guarda, pode ser visitada a exposição “Bonecos de Estremoz; A colecção de Júlio Reis Pereira”.
Apresentada no âmbito do Dia Internacional dos Museus, este ano dedicado ao tema “Museus e Turismo”, tem como objectivo a criação de dinâmicas interinstitucionais as quais, através de parcerias e colaborações, criam dinâmicas de divulgação de museus, de patrimónios, de culturas e fomentam o turismo cultural. Os museus promovem contactos entre diferentes culturas, a apresentação no Museu da Guarda da barrística de Estremoz de finais do século XVIII e XIX, organizada pelo coleccionador Júlio M. dos Reis Pereira e actualmente propriedade do Museu Municipal de Estremoz, remete-nos para o valor cultural de uma expressão popular, do sul do País, que evidência particulares ideais religiosos, estéticos e simbólicos.
No âmbito desta actividade também decorrerão Actividades educativas: Atelier de expressão plástica com modelação e pintura de objectos em barro; Visitas guiadas às exposições; Animação lúdico pedagógica sobre o património do distrito. Estas actividades necessitam de marcação prévia com o Serviço Educativo, sendo os destinatários público escolar 1º, 2º e 3º ciclos.
Horários – de 3ª a 6ª. Feira; das 10h às 12,30h / das 14h às 17,30h.
Parceria: Câmara Municipal de Estremoz
Apoio: Amigos do Museu da Guarda; Marques & Pereira, Ldª. -Industria gráfica e comunicação visual; Egicar Ldª.-Guarda

Sem comentários: