terça-feira, 19 de maio de 2009

Acção de Formação "Não se Nasce Leitor", dias 22 e 23 de Maio, na BMEL

Nos próximos dias 22 e 23 de Maio decorrerá na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço a acção de formação "Não se Nasce Leitor".
Orientada por Rui Pires Marques Veloso, Mestre em Literatura Portuguesa Contemporânea, na especialidade de Literatura Infantil; iniciou a sua actividade docente em 1967, tendo dedicado cerca de trinta anos à formação de professores e ao ensino e investigação nos domínios da Língua Portuguesa e da Literatura Infantil.
Trata-se de um curso intensivo de natureza teórico-prática, sendo as quinze horas previstas ocupadas com a exposição do formador, em permanente reflexão com os formandos na capitalização dos seus saberes e experiências bem como no contacto directo com numerosos títulos que lhes serão apresentados para conhecimento e análise. A consecução dos objectivos passa por uma consciência da necessidade de adoptar práticas sustentadas pela investigação científica recente.
Os principais objectivos desta formação são: conhecer a realidade dos níveis de literacia em Portugal; dominar as premissas que norteiam a promoção da leitura; definir estratégias conducentes a uma efectiva educação estética; aprofundar os saberes relativos à literatura para crianças e jovens existente em Portugal e no estrangeiro e saber animar uma colecção de livros ou uma pequena biblioteca.
Esta formação destina-se, preferencialmente, a Educadores de Infância, Professores do 1º. e 2º. Ciclos bem como à comunidade em geral.
Horário:
Sexta-feira: 16h00-19h30, 20h30-23h00;
Sábado: 09h00-13h00,14h30-18h30.

Sem comentários: