Neste Assobio, César Prata explora as sonoridades de vários instrumentos de cariz tradicional como a viola braguesa, Guitalle, Ewi, bandolim, ocarina, flautas e ponteira, às quais acrescenta outras como as da guitarra sintetizada, das programações electrónicas e de vários outros instrumentos de percussão. A tudo isto junta-se a voz encantatória da também guardense Vanda Rodrigues, desde cedo ligada ao folclore e à música de raiz tradicional.
E porquê Assobio? O multi-instrumentista justifica o nome encontrado para a nova aventura sonora: «Assobio é sopro; um sopro musical. E sopro é vida; a vida que passa pela cultura popular e pela sua transmissão constantemente renovada. Mas este Assobio também tem voz – exactamente a voz que o Assobio precisava. (Uma voz [Vanda Rodrigues] que me ficou na cabeça desde a primeira vez que a ouvi, quando da apresentação do espectáculo “Guarda: rádio memória”, no Teatro Municipal da Guarda.)».
Com Chuchurumel, projecto que partilhou com Julieta Silva, César Prata gravou “No Castelo de Chuchurumel” (2005) e “Posta Restante” (2007). A solo, gravou “As canções do ceguinho” (2002).
Ouça alguns temas do Assobio disponíveis aqui.
Foto de Tiago Rodrigues
Sem comentários:
Enviar um comentário