segunda-feira, 10 de outubro de 2011

PRÉMIO EDUARDO LOURENÇO 2011


O escritor Mia Couto foi galardoado com o Prémio Eduardo Lourenço 2011.

A decisão foi anunciada no Sábado pelo Prof. Doutor João Gabriel Silva, Reitor da Universidade de Coimbra, que presidiu à reunião do Júri do Prémio Eduardo Lourenço 2011, realizada na sede do Centro de Estudos Ibéricos, na Guarda.

António Emílio Leite Couto (Mia Couto), jornalista, biólogo e escritor é uma das figuras mais importantes da cultura moçambicana.
A criatividade e os contornos transversais da obra, a heterodoxia lexical a que recorre e o empenho cívico assumidos por Mia Couto transformaram-no numa referência cultural do espaço lusófono, num interlocutor privilegiado e potenciador do diálogo plural e aberto que importa aprofundar com o mundo ibero-americano.

O Prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e Director honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica.

Para além do Reitor da Universidade de Coimbra, o júri que no Sábado decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2011, era formado pela Prof.ª D. Noemí Domínguez, Vice Reitora de Docência da Universidade de Salamanca, em representação do Reitor, pelo Eng.º Joaquim Valente, Presidente da Câmara da Guarda, pelo Prof. D. Valentín Cabero Diéguez e Prof. D. Fernando Rodríguez de la Flor, Professores da USAL, Prof. Dr. Jaime Couto Ferreira e Prof. Dr. Fernando Catroga, Professores da UC, por D. Juan Carlos Mestre, D. Antonio Colinas, Prof.ª Doutora Maria de Sousa e Prof. Doutor Gomes Canotilho, convidados pela UC e pela USAL.

As seis anteriores edições do prémio Eduardo Lourenço contemplaram: Maria Helena da Rocha Pereira, Catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, o Jornalista espanhol Agustín Remesal, antigo correspondente da TVE em Lisboa, a Pianista Maria João Pires, o Poeta espanhol Ángel Campos Pámpano, o penalista Jorge Figueiredo Dias e Cesar Antonio Molina, escritor e antigo Director do Instituto Cervantes.

A sessão solene de entrega do galardão a Mia Couto terá lugar, na Guarda, em data a anunciar.

Mais informações em www.cei.pt

Sem comentários: