segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Concerto de Música Coral da Guarda, sábado no TMG


O Centro Cultural da Guarda e o TMG apresentam no próximo dia 29 de Outubro, no Grande Auditório, o Concerto de Música Coral. O espectáculo contará com a participação de Choral Phydellius e do Orfeão do Centro Cultural da Guarda.
Fundado em Torres Novas em 1957, o Choral Phydellius inicia a sua actividade como Coro Masculino, dedicando-se, nos primeiros tempos da sua existência, à interpretação de Música Sacra. Em 1961, já como Coro Misto, amplia os seus horizontes musicais, sofrendo transformações sucessivas que o moldaram num estilo ímpar em Portugal. O Coro é possuidor de um vasto repertório, abarcando vários géneros musicais, desde a Idade Média até ao Século XXI; dedica-se à música portuguesa, interpretando obras de compositores contemporâneos, não esquecendo os melhores polifonistas portugueses.
Ao longo da sua existência, o grupo tem já várias centenas de actuações realizadas, de Norte a Sul do país e nos Açores e também no estrangeiro, tendo actuado em Espanha, França, Alemanha, Luxemburgo, Bélgica, Áustria, Hungria e, mais recentemente, na Roménia. Tem mantido intercâmbio com diversos Coros nacionais e estrangeiros.
No campo do Ensino da Música, mantém em actividade, desde 1975, a sua Escola de Música, cuja oficialização, em 1993, foi concedida pelo Ministério da Educação, hoje denominada Conservatório de Música do Choral Phydellius e actualmente com autonomia pedagógica.
Desde 2008, a direcção artística do Choral Phydellius está a cargo do maestro João Baptista Branco.
A tarde termina com a actuação do grupo coral anfitrião, o Orfeão do Centro Cultural da Guarda que é dirigido pelo maestro Gustavo Humberto Delgado. O Orfeão da cidade mais alta é composto por 30 elementos e conta no seu historial com centenas de actuações de norte a sul do país e com um disco editado em 1997 no qual se incluem, entre outros temas, “A balada da neve”. De destacar ainda as actuações do coro no estrangeiro. O grupo actuou em Espanha, França e Bélgica.
Trata-se de uma actividade marcada para as 16h00 e tem entrada livre, mediante o levantamento prévio do ingresso na Bilheteira do TMG.

Sem comentários: