sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Começa a 2 de Novembro o Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda


Pelo sexto ano consecutivo, o TMG e o Síntese - Grupo de Música Contemporânea promovem o Ciclo de Música Contemporânea da Guarda: Síntese. O ciclo tem início no dia 2 de Novembro com uma tertúlia no Café Concerto, às 22h, que contará com a presença de vários intérpretes e compositores ligados ao Ciclo ao longo das suas seis edições: Paulo Álvares, Síntese - GCM, Ensemble Les Temps Moderns, Eduardo Patriarca, Paulo Vaz Carvalho e Chagas Rosa, entre outros. A tertúlia intitula-se “Criação contemporânea em discurso directo – compositores e intérpretes” e terá entrada livre.
Na quinta, dia 3 de Novembro, actua no Pequeno Auditório o ensemble francês Les Temps Moderns que apresenta em exclusivo nacional, no TMG, o espectáculo “Suspension el Fulgurences”. Em palco: clarinete, flauta e piano, instrumentos virtuosos da música contemporânea, asseguram a presença dos timbres de uma forma constante e determinante.
Segue-se, no dia 4, o recital piano solo “…Aleatoric…”, do pianista brasileiro Paulo Álvares. O músico apresenta neste concerto algumas das obras para piano mais emblemáticas do Séc XX.
Kagel, Stokhausen e Cage são algumas das propostas deste intérprete de referência na música contemporânea para piano.
O Ciclo termina com o espectáculo “Sonoris Causa”, pelo Síntese – Grupo de Música Contemporânea, no sábado, dia 5 de Novembro. Para além das interpretações de obras de Steve Reich e João Delgado, o grupo irá apresentar em estreia absoluta as obras: “Variações sobre a Eterna Inocência”, de Pedro Amaral; “Six Mélodies Japonaises”, de António Chagas Rosa; e “Requiem Laico por Paquito Cardinali”, de Paulo Vaz Carvalho.
A Guarda
fica assim, uma vez mais através do Ciclo de Música Contemporânea - Síntese, associada à criação artística contemporânea.
O bilhete geral do Ciclo custa 10 euros e o individual, para cada um dos concertos, custa 5 euros e podem ser adquiridos na Bilheteira do TMG e também on line. Todos os concertos decorrem no Pequeno Auditório às 21h30.
O Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda tem o apoio da Direcção Geral das Artes e da Secretaria de Estado da Cultura.

Sem comentários: