segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Projecto Andarilho anima 1ª Rota do Azeite do Vale da Teixeira


No próximo dia 15 de Janeiro, Sábado, o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda animará, na Ramela, pelas 16h00, a actividade “1ª Rota do Azeite do Vale da Teixeira”.
O Rancho Folclórico fundado, em 1967, por Afonso Sanches de Carvalho, primeiro presidente da Assembleia Geral (em 1963), é um mensageiro do Folclore desta vasta região serrana. Desde o típico traje representativo de pastores e aguadeiras, até ao vastíssimo repertório que engloba canções e danças, transmite uma mensagem de alegria e vivência de gerações. É particularmente característica a dança da roda que se insere na coreografia bastante engenhosa de quase todas as danças. Cerca de 50 elementos vivem, convivem, cantam e dançam, transmitindo a mensagem alegre da vivência cultural de um povo marcado pela geografia, pelo clima e pelo encanto beirão. Talvez por isso o calendário esteja sempre esgotado, com actuações do norte ao sul do país, sem esquecer o estrangeiro. Também aqui se pode afirmar que o Rancho do Centro Cultural da Guarda é do melhor que há. Tem dois discos gravados e um CD.
Esta actividade é organizada pelo Núcleo de Animação Cultural e conta com o apoio da Junta de Freguesia da Ramela e do Centro Cultural da Guarda.

Sem comentários: