segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Exposição de Albuquerque Mendes a partir de sábado no TMG


No sábado, dia 15 de Janeiro, o Teatro Municipal da Guarda inaugura na Galeria de Arte a exposição “Trancoso, 17 de Março de 1953” da autoria do artista plástico Albuquerque Mendes. Natural de Trancoso (distrito da Guarda), este artista tem protagonizado uma das mais activas e intensas presenças na cena artística portuguesa. O artista estará na inauguração que se realizará às 18h00.
A fotógrafa Andreia Poças define a obra de Albuquerque Mendes como difícil de rotular, uma vez que o artista «cruza sistematicamente no seu trabalho a performance, a pintura e a instalação, para além da mail art ou das artes gráficas».
Segundo a fotógrafa, «esta justaposição peculiar de géneros, elementos, imagens e objectos serve-lhe para interrogar ironicamente ora os contextos da história da arte, do seu significado e do seu destino, ora alguns mitos iconográficos da religião, da cultura e da sociedade portuguesas. É um artista português e, enquanto tal, obcecado pela religião e, mais gravemente, pelo Cristianismo; as suas performances são muitas vezes constituídas por rituais reminiscentes de referências das procissões e das manifestações religiosas e profanas da cultura popular portuguesa.
Notáveis são o seu humor e utilização táctica do grotesco; é o caso das suas colagens sobre os travestis, das suas pinturas sobre as prostitutas ou de uma série de colagens que incluí fragmentos de fotografias extraídas de revistas pornográficas. As obras de Albuquerque Mendes deslocam o que é marginal para a arena pública, com efeitos críticos imediatos mas imprevisíveis, numa sapiente e mesurada aplicação dos códigos kitsch do grotesco contemporâneo».
“Trancoso, 17 de Março de 1953” de Albuquerque Mendes ficará patente até 13 de Março. A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de terça a domingo na Galeria de Arte do TMG.

Sem comentários: