terça-feira, 21 de setembro de 2010

Visitas Encenadas ao Centro Histórico da Guarda tiveram mais de 1500 pessoas. Para o ano há mais!



Terminaram no passado sábado, dia 18 de Setembro, as visitas encenadas ao Centro Histórico da Guarda. A iniciativa da Culturguarda e da Câmara Municipal da Guarda denominada de “Passos à volta da memória: uma visita encenada ao centro histórico da Guarda” decorreu entre 22 de Julho e 18 de Setembro, às sextas, sábados e primeiros domingos de cada mês em duas sessões por dia, tendo registado mais de 1500 pessoas nas 41 sessões.
Devido à grande adesão de visitantes (houve sessões que chegaram a ter mais de 70 pessoas) e aos muitos elogios, a organização vai avançar com novas visitas no próximo ano, a decorrerem também durante os meses de Verão. O anúncio foi feito hoje pela manhã em Conferência de Imprensa pelo director da Culturguarda E.M., Américo Rodrigues. «Houve reacções espontâneas e muito positivas à iniciativa de pessoas da cidade e não só», referiu o dirigente.
A iniciativa do próximo ano andará muito perto do figurino desta primeira edição. «Gostaríamos que as visitas fossem à Sé Catedral da Guarda», revelou o director da Culturguarda, a decorrer igualmente entre Julho e Setembro mas com um horário mais alargado, de terça a domingo. Outra das novidades passa pela tradução (ainda que parcial) do texto que o actor-guia apresentaria aos visitantes. A organização pensará igualmente em soluções para que o texto esteja também disponível em Espanhol e em Inglês.
Na edição deste ano, a actividade “Passos à volta da memória” foi acompanhada de um mapa-objecto do percurso, da autoria do designer e criador tipográfico Jorge dos Reis. Para o ano, a organização tem em vista uma das seguintes possibilidades: a edição de uma monografia da Sé Catedral da Guarda ou a edição de um jogo/objecto sobre a Sé Catedral.
Recorde-se que na edição deste ano o centro histórico da cidade mais alta teve como guia o fiel Álvaro Gil Cabral (alcaide da Guarda nos finais do séc. XIV). Um passeio pela memória, pela história e pelo património cultural que teve como ponto de partida a Praça Velha, no coração da cidade. "Passos à volta da memória" teve a coordenação geral de Américo Rodrigues, texto de António Godinho, encenação de Antónia Terrinha, interpretação de João Ventura e contou ainda com os figurantes Carlos Gil, Carlos Morgado, Elisabete Fernandes, Luís Paulo e Maria Miguel Figueiredo.
Tratou-se de uma actividade levada a cabo no âmbito do Projecto Teatralização do Centro Histórico, fruto da candidatura “Parcerias para a Regeneração Urbana Eixo 2 - Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos” e através do Programa Mais Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Sem comentários: