quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Estreia na sexta a 10ª produção do Projéc~, “Senhor Henri”


“Senhor Henri”, de Gonçalo M. Tavares é a décima produção do Projéc~ (estrutura de produção teatral do TMG), a primeira radiofónica. A peça será transmitida pela Antena 2 e a nível local, pela Rádio Altitude na sexta-feira, dia 10 de Setembro, pelas 21h30. “Senhor Henri” tem a direcção, interpretação e edição sonora de texto de José Neves, a sonoplastia de José Neves e Nuno Veiga, a gravação e pós-produção audio de Pedro Costa e apoio à Antena 2 e Rádio Altitude. Este é o segundo momento do Acto Seguinte – Festival de Teatro da Guarda que começou no passado sábado no TMG.
A peça está baseada na obra homónima de Gonçalo M. Tavares, um dos mais conceituados escritores portugueses da actualidade. O autor recebeu vários prémios entre os quais o Prémio José Saramago 2005 e o Prémio LER/Millennium BCP 2004, com o romance - Jerusalém (Caminho); o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores "Camilo Castelo Branco" com água, cão, cavalo, cabeça 2007 (Caminho), etc..
“Senhor Henri” é o segundo livro da colecção “O Bairro”, onde o autor homenageia de forma ficcional vários escritores e pensadores.
O Senhor Henri é um falador. Tem dois grandes amores: o absinto e as enciclopédias. Ao mesmo tempo que não pára de beber absinto vai discorrendo sobre os mais diversos assuntos enciclopédicos. As suas informações parecem não interessar aos seus interlocutores, no entanto isso não é motivo bastante para o senhor Henri se calar. Há medida que as páginas avançam o absinto vai fazendo efeito. «... é verdade que se um homem misturar absinto com a realidade fica com uma realidade melhor.... mas também é certo que se um homem misturar absinto com a realidade fica com um absinto pior.... muito cedo tomei as opções essenciais que há a tomar na vida – disse o senhor Henri.... nunca misturei o absinto com a realidade para não piorar a qualidade do absinto.»

Sem comentários: