terça-feira, 28 de setembro de 2010

Câmara Municipal da Guarda comemora Centenário da Implantação da República


Inserido no Programa de Comemorações do Centenário da República, a Câmara Municipal da Guarda assinala o dia 5 de Outubro com as seguintes iniciativas:

10h30 | Cerimónia do Hastear da Bandeira [Paços do Concelho]

17h30 | Conferência “5 de Outubro – uma Reconstituição” pelo Prof. Ernesto Rodrigues [Auditório do Paço da Cultura]

18h30 | Inauguração das Exposições [Galeria de Arte do Paço da Cultura]:

- “Viva a Republica Portugueza! – Primeiras páginas de jornais da Guarda”;

- “A República das Artes”.


Conferência “5 de Outubro - Uma Reconstituição”

Ernesto Rodrigues é professor na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ficcionista, poeta e tradutor, apresentou recentemente a obra “5 de Outubro – uma Reconstituição”. Nesta conferência, a ter lugar no dia 5 de Outubro, pelas 17h30m, no Auditório do Paço da Cultura, o Prof. Ernesto Rodrigues discorrerá sobre os acontecimentos marcantes dos dias 4 e 5 de Outubro de 1910, assinalando como a determinação e a coragem se transformaram num milagre da vontade, transformando uma monarquia secular em República Portuguesa.


Exposição “Viva a Republica Portugueza – Primeiras páginas de jornais da Guarda"

Organização conjunta da Câmara Municipal da Guarda (NAC) e do Governo Civil da Guarda, será inaugurada pelas 18h30, na Galeria de Arte do Paço da Cultura da Guarda a Exposição "Viva a Republica Portugueza – Primeiras páginas de jornais da Guarda”.

Trata-se de “um olhar sobre a imprensa que serviu de meio de divulgação dos princípios republicanos, de forma a ficarmos elucidados sobre as concepções políticas defendidas, realidades sociais e económicas e o modo como foi recebido o novo regime, após o derrube da Monarquia”.


Exposição "A República das Artes – Desafio aos criadores da Guarda".

Partindo de um desafio lançado pela Comissão Municipal para as Comemorações do Centenário da República aos criadores da cidade da Guarda para expressarem a sua visão da República Portuguesa, podem apreciar-se nesta exposição variadas manifestações e interpretações da República. Aderiram a esta aventura 20 artistas plásticos.


As exposições estão patentes até dia 30 de Novembro e podem ser visitadas de 2ª a Sábado, das 14h00 às 19h00.

Sem comentários: