quarta-feira, 2 de setembro de 2009

“SOL – Encontro de Solidariedade Guarda 2009”, de 1 a 20 de Setembro

Esta actividade a decorrer entre 1 e 20 de Setembro é da responsabilidade da Câmara Municipal da Guarda e do Centro Distrital de Segurança Social da Guarda, em parceria com as diversas Instituições do Concelho.
Dirigida a crianças, jovens, idosos e pessoas portadoras de deficiência, utentes das diversas Instituições participantes, tem como objectivo a partilha de experiências e de conhecimentos visando e permitindo um intercâmbio institucional e geracional, pelo que cada Instituição se organizou dentro do programa geral do “SOL”.
Das actividades do Encontro destacam-se:
- Intercâmbios Institucionais;
- Concurso Sol, que visou seleccionar uma ideia subordinada ao tema do Encontro;
- Entrega dos vales da Acção Social Escolar aos encarregados de educação dos alunos do 1.º Ciclo;
- Dia dos Afectos, em que as Instituições desafiam os familiares dos utentes a levar o lanche, fomentando a aproximação dos idosos à família;
- Dia Aberto, em que a Instituição estará aberta a toda a comunidade;
- Conferências Temáticas – “Substâncias Psicoactivas: Prevenção e Tratamento”, “Envelhecimento: Que desafios para o Futuro?”, “Empreendedorismo Social”;
- Recolha de roupa e brinquedos a decorrer a partir do dia 5, no Jardim José de Lemos.
De salientar o envolvimento manifestado pelas Instituições do Concelho, cujo contributo, quer na elaboração do programa, quer na sua participação activa durante o Encontro, enriqueceu e permitiu a inovação e a realização deste Encontro.
Nos dias 5 e 6, no Jardim José de Lemos, pelas 21h30 e 16h30, respectivamente, o Encontro contará com animação musical pelo Projecto Andarilho da Câmara Municipal da Guarda.
O Encerramento do SOL decorrerá no dia 20, no Parque Urbano do Rio Diz, com o convívio final entre Utentes, Técnicos e Dirigentes das Instituições.

Sem comentários: