terça-feira, 15 de setembro de 2009

Projecto Andarilho anima várias iniciativas


No próximo fim-de-semana, as “Viagens às Raízes”, da Arrifana, contarão com um grupo pelo Projecto Andarilho. No dia 19, às 21h30, a Orquestra Típica de Ourém, irá animar a aldeia e no dia 20, pelas 16h30 será a vez da Ronda do Jarmelo. A Orquestra Típica de Ourém foi fundada em 1982 pelo maestro Armando Rodrigues com o objectivo de cultivar e divulgar a música tradicional portuguesa.É composta por um coro misto, constituída por 25 elementos esquematizados a quatro vozes e por uma componente instrumental de 25 executantes que comporta vários instrumentos: bandolim, bandola, bandoloncelo, guitarra, clarinete, flauta, acordeão e percussão. Actualmente a Orquestra é dirigida pelo Maestro José António Santos. A Ronda do Jarmelo apresenta uma série de melodias populares, recolhidas no Verão de 2003, nas aldeias do Jarmelo. De salientar que a maioria dos autores dos testemunhos das melodias cantadas pelo grupo, são agora os seus próprios intérpretes. A Ronda do Jarmelo tem já um disco editado.
No “Dia Sem Carros”, dia 19, pelas 15h00, o Grupo de Bombos “Trinta por Uma linha”, também do Projecto Andarilho, fará uma arruada pelas ruas da cidade da Guarda.
No mesmo dia, uma vez mais, pelo Projecto Andarilho, na Casa da Cultura de Famalicão da Serra, pelas 21h30, actuará o Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda.
Dia 20, pelas 16h30, no Parque Urbano do Rio Diz, no âmbito do “SOL – Encontro de Solidariedade Guarda 2009” decorrerá uma animação pelo Projecto Andarilho, que contará com a presença do Grupo de Cantares “ A Mensagem” de S. Miguel.
“Pifaradas e Zabumbadas de Unhais de Serra” é o grupo que irá animar Maçaínhas no dia 20, a partir das 9h00. Também no mesmo dia o Grupo de Bombos do Porto da Carne irá fazer uma arruada em Gonçalo.
As actividades organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural contam com o apoio das diversas colectividades.

Sem comentários: