segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Inauguração das exposições “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha – Memória e História” e “Louceiros de Santa Comba - Histórias que o barro escreve”



No próximo dia 30 de Setembro, pelas 18h00, na Galeria de Arte do Paço da Cultura serão inauguradas as Exposições “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha – Memória e História” e “Louceiros de Santa Comba - Histórias que o barro escreve”
A Exposição “Tarrafal e a Guerra Civil de Espanha – Memória e História” resulta de uma colaboração entre o Centro de Estudos Ibéricos, a Direcção Geral de Arquivos/Torre do Tombo e a Dirección General de Archivos Estatales.
Esta Exposição já esteve patente em Lisboa, na Torre do Tombo, em 2006, assinalando a passagem do 70º aniversário de dois importantes eventos históricos para a História contemporânea de Portugal e de Espanha: a criação da Colónia Penal do Tarrafal, em Cabo Verde, e o início da Guerra Civil Espanhola. Ao trazer esta Mostra da Exposição à Guarda pretende-se não só dar a conhecer a relação entre Portugal e Espanha nesta época, mas também – e sobretudo – assinalar a importância do Património Documental, difundindo documentos que ligam a Guarda e a região a estes dois acontecimentos históricos, particularmente à Guerra Civil de Espanha.
Na sala 4 será inaugurada a Exposição “Louceiros de Santa Comba - Histórias que o barro escreve”. Trata-se de uma iniciativa que conta com a colaboração da Associação para a Promoção da Arte e Cultura do Vale do Côa e Douro Superior (APDARC) tendo como objectivo o estudo e a divulgação da colecção de louças de Santa Comba de Foz Côa existente no Museu de Olaria de Barcelos.
“Em Santa Comba de Foz Côa floresceu em tempos um núcleo de artesãos que congregou um saber revelado numa arte de grande antiguidade. Os louceiros, assim chamados pelo povo, trabalhavam o barro fazendo repetir, de cada vez e em cada gesto, o acto de criação divina.”
Organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural e pelo Centro de Estudos Ibéricos as exposições estarão patentes até ao dia 7 de Novembro e podem ser visitadas de 2ª a sábado das 14h00 às 19h00.

Sem comentários: