terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Revista Cultural Praça Velha: novo número já à venda


A Câmara Municipal da Guarda acaba de lançar, a 28 de Novembro, mais um número da Revista Cultural Praça Velha, uma publicação semestral que reúne diversos trabalhos de investigação de autores da região sobre as mais diversas áreas como a História e a Literatura.
Nesta edição, o destaque vai para o dossiê especial sobre "As invasões francesas na região da Guarda", com textos e diferentes abordagens de Adriano Vasco Rodrigues, Carlos Berrincha, José Alexandre Sousa, José Manuel Coutinho dos Santos, Aires Antunes Diniz, Manuel Leal Freire, Guilhermina Leal, Emílio Rivas Calvo e Carlos Abreu.
Neste número, destaque ainda para: “Epitáfios da Sé da Guarda”, de José d’Encarnação; “Cabeço das Fráguas (Quinta de S. Domingos, Guarda) 2006”, de Maria João Santos / Thomas Schattner / Victor Pereira; “Torre de Almofala: materiais de superficíe”, de Elisa Albuquerque/Susana Carvalho/Ana Sousa; “Joaquim Manuel Correia (aspectos da vida e da obra)”, de J. Pinharanda Gomes; e “Estrela Polar – da aparição do tu e da questão política em Penalva”, de Jorge Costa Lopes.
Nesta edição, para ver o portfolio da autoria de Monteiro Gil e para ler também a Grande Entrevista “Maria Lino: arte essencial”, conduzida por Américo Rodrigues. Destaque ainda para o texto de teatro “Cinco F’s”, de J. Osório de Andrade, para as “Meditações” de J. A. Ambrósio e para a poesia de José Monteiro e André Benjamim.
Com
o habitualmente, a revista publica também recensões de livros, discos e filmes e uma resenha de actividades culturais.
Recorde-se que a edição número 24 da Praça Velha marca uma viragem nesta publicação. Trata-se do primeiro número da revista após ter sido criado um Conselho Editorial constituído por António José Dias de Almeida, José Manuel Mota da Romana, Mário Cameira Serra, Antonieta Garcia, Helder Sequeira, Victor Pereira e por Américo Rodrigues, que é também o coordenador da publicação.
A revista está à venda nos locais habituais.

Sem comentários: