quarta-feira, 28 de maio de 2008

Feira-Concurso do Jarmelo, dia 1 de Junho


No próximo dia 1 de Junho irá realizar-se mais uma Feira-concurso do Jarmelo. Será a 25ª edição que, ano após ano, tem vindo a atrair visitantes de todo o País. A organização da responsabilidade da Junta de Freguesia do Jarmelo (São Pedro) e da Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo conta, também, com o apoio da Câmara Municipal da Guarda.
O programa inclui o concurso e mostra de animais das raças Jarmelistas e respectiva entrega de prémios, bem como a actuação dos Grupos: Bombos “F… à Pressa” do Porto da Carne, Bombos “Os Beirões” de Maçainhas, “Pifaras Zabumbadas dos Pastores” de Unhais da Serra e “Ronda Aguilar” de Aguilar de Campoo (Espanha) que animarão todo o recinto e em especial as crianças, para as quais, está ainda prevista a instalação de insufláveis. Para quem gosta de aventura, o Clube de Montanhismo da Guarda colocará no recinto uma descida de rapel e uma parede de escalada. Já ao fim do dia, irá realizar-se a tradicional garraiada.
Este encontro pretende chamar a atenção de todos para a necessidade de salvar da completa extinção as raças autóctones do Jarmelo, a vaca e a cabra. Assim, como forma de se mostrar o apoio às raças do Jarmelo, a organização apela, mais uma vez, a todos os visitantes da Feira para que vistam uma t-shirt da “Vaca Jarmelista”, passando, simbolicamente, a trazer essa notável raça no seu peito.

Sem comentários: