segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Exposições de artistas ibéricos no TMG e no Paço da Cultura

“Paisagens Improváveis” e “Signos de fronteira: propostas visuais de novos artistas” são as duas exposições que o TMG e a Junta de Castilla y León inauguram no sábado, dia 10 de Novembro, na Guarda, às 17h00 na Galeria de Arte do TMG e às 18h00 na Galeria do Paço da Cultura, respectivamente. A iniciativa decorre no âmbito da cooperação transfronteiriça do Projecto REDES II e numa co-produção do Teatro Municipal da Guarda e da Junta de Castilla y León, mostrando trabalhos de artistas da zona centro de Portugal e da região de Castilla y León, em Espanha.
A exposição “Paisagens Improváveis” é comissariada por Victor del Rio e conta com a participação de Albuquerque Mendes, André Cepeda, António Olaio, Diego del Pozo, Gabriela Albergaria, Hugo Alonso, Irene Izquierdo, José Carlos Nascimento, José Luis Pinto e José Maria Yagüe.
Já a exposição “Signos de fronteira: propostas visuais de novos artistas”, de artistas emergentes dos dois países ibéricos, reúne trabalhos de Diana González, Elizabeth Leite, Ivo Andrade, Jairo Rekena, Javier Alfageme, João Currais, Juan Antonio Gil Segóvia, Julio García Falagán, Nuno Viegas e Rodrigo Neto.
Nas sessões inaugurais das exposições estarão presentes alguns dos artistas que integram ambas as exposições, bem como o comissário de “Paisagens Improváveis”, Victor del Rio.

Recorde-se que as duas exposições tiveram já itinerância no país vizinho: entre 26 de Junho e 25 de Julho na Iglesia del Monasterio de Nuestra Sra. de Prado em Valladolid; entre 25 de Junho e 20 de Julho em León, no museu da cidade; e entre 30 de Julho e 14 de Setembro em Salamanca, na Casa de las Conchas e na Sala Unamuno.
Ambas as exposições têm entrada livre e vão ficar patentes até 30 de Dezembro de 2012. “Paisagens Improváveis” pode ser visitada, na Galeria de Arte do TMG, de terça a sexta das 16h às 19h e das 21h00 às 23h00, aos sábados das 15h00 às 19h00 e das 21h00 às 23h00 e aos domingos das 15h às 19h. “Signos de Fronteira: propostas visuais de novos artistas” ficará patente na Galeria do Paço da Cultura e pode ser visitada de terça a sábado entre as 14h00 e as 19h00

De referir ainda que o TMG e a Junta de Castilla y León já co-produziram juntos no âmbito do projecto REDES a peça de teatro "Na(s)cer Cansado", o disco "Abraço/Abrazo" de Maria Salgado e o DVD "A Raia vista por", com curtas-metragens de Pedro Sena Nunes, Isabel Ocampo, João Trabulo e Gabriel Velázquez & Chema de la Peña. Todas as co-produções têm a particularidade de contarem com a participação de artistas portugueses e espanhóis, respectivamente das regiões centro de Portugal e de Castilla y León.

Sem comentários: