O Centro de Estudos Ibéricos vai levar a efeito as seguintes atividades, a realizar nos próximos dias 26 e 27 de novembro, integradas no Dia da Cidade da Guarda:
- Exposição “Entre Páginas: o esplendor da dispersão em livros da biblioteca de Eduardo Lourenço”
26 de novembro, 18h00, Sala Tempo e Poesia, Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço
Trata-se de uma mostra singular, em torno dos livros doados por Eduardo Lourenço, diretor honorífico de CEI, à biblioteca municipal da sua cidade. Para além das singulares dedicatórias, os livros que constituem o Fundo Eduardo Lourenço continham no seu interior inúmeras notas, cartas, recortes de jornais e cartões-de-visita, entre outros. Dispersos que o ensaísta foi guardando ao longo de décadas, entre as páginas dos seus livros. É uma parte deste material que constitui a mostra "Entre Páginas", complementada por uma conversa acerca de livros, de literatura e de Eduardo Lourenço, conduzida por António José Dias de Almeida, membro da Comissão Executiva do CEI.
- Sessão Solene de Entrega do Prémio Eduardo Lourenço 2012
27 de novembro, 16h00, Sala António Almeida Santos (edifício da Câmara Municipal da Guarda)
Sessão solene de entrega do Prémio Eduardo Lourenço ao teólogo jesuíta espanhol José María Martín Patino
A Sessão terá início pelas 16h00 e insere-se nas Comemorações dos 813 anos da atribuição do Foral à cidade da Guarda. Estão previstas as intervenções dos Reitores das Universidades de Coimbra e de Salamanca, do galardoado e do Alcade de Juzbado (Salamanca), proponente da candidatura escolhida. Segue-se a Sessão Solene do Dia da Cidade que contará com a intervenção do Secretário de Estado da Cultura e do Presidente da Câmara Municipal da Guarda.
- Exposição “Paisagens de Fronteira”
No átrio da Sala Almeida Santos estará patente a Exposição “Paisagens de Fronteira”, uma mostra fotográfica de Luis Azevedo, Fernando Curado Matos e Monteiro Gil que revisita os territórios raianos fronteiriços.
- Revista Iberografias nº 8
Na mesma ocasião, será lançado o oitavo número da Revista “Iberografias”, revista anual do Centro de Estudos Ibéricos, que destaca três vultos da cultura lusófona: Eduardo Lourenço, Manuel António Pina e Mia Couto.
Sem comentários:
Enviar um comentário