terça-feira, 18 de setembro de 2012

Síntese começa dia 20 no TMG com o Performa Ensemble e uma estreia absoluta



O Teatro Municipal da Guarda em parceria com o Síntese - Grupo de Música Contemportânea organizam pelo sétimo ano consecutivo o Síntese - Ciclo de Música Contemporânea da Guarda. O ciclo arranca já na próxima quinta-feira, dia 20 de Setembro, no Pequeno Auditório às 21h30, com o espectáculo do Performa Ensemble. Um concerto que contará com a estreia absoluta de uma nova obra “The Invention of Dreams” da compositora Sara Carvalho e ainda obras de António Pinho Vargas, Luís Carvalho, Francisco Monteiro, Sérgio Azevedo, Fernando Lapa e João Gonçalo Neves.
O Performa Ensemble é um grupo de câmara de formação variável criado em 2007, especializado na performance de música contemporânea, e que integra intérpretes/docentes e alunos de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e músicos convidados. O Ensemble tem como objectivo o apoio à composição, interpretação e gravação de novas obras de música de câmara, em particular de compositores portugueses, e promovido projectos colaborativos e interdisciplinares. Tem mantido desde a sua criação uma actividade de concertos regular, salientando-se apresentações na Casa da Música do Porto e no Festival Música Viva, assim como em Itália e no Brasil (nomeadamente no Festival Ritmo e Som de S. Paulo).

Segue-se, a 4 de Outubro, no Pequeno auditório, às 21h30, a estreia absoluta de duas obras pelo grupo Síntese: … “in modo concertante, de Sérgio Azevedo, uma obra concertante para violoncelo e grupo de câmara, dedicada à memória de Bernardo Sassetti, e Narrativas, de Duarte P. Dinis Silva, para quarteto de cordas, ambas especialmente escritas para o grupo. Neste concerto, ainda a  apresentação da obra “Concerto Campestre”, de Francisco Monteiro, com texto de Vasco Graça Moura. Trata-se de uma obra estreada em 2004 pelo Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, e revista em 2012 pelo compositor para o efectivo do Síntese. A obra escrita para Mezzo soprano, Saxofone Alto, Violino I, Violino II, Viola, Violoncelo, Acordeão e Piano vai buscar inspiração à figura de Giorgione, pseudónimo de Giorgio Gasparini, ou Zorzi da Castelfranco, pintor do renascimento italiano.
O Síntese - Grupo de Música Contemporânea é uma plataforma criativa envolvendo intérpretes em  interacção com compositores. O seu reportório tem como porto de abrigo as referências clássicas da contemporaneidade musical mas parte à conquista de novos universos sonoros, estimulando nos compositores a criação de nova música, através de novas mestiçagens para timbres tradicionais. É uma plataforma aberta e modulável: do instrumento solo à pequena e pouco ortodoxa orquestra de câmara, todas as hipóteses são possíveis – até a hipótese electro-acústica.

O ciclo termina a 19 de Outubro, no Pequeno Auditório, às 21h30, com outra estreia absoluta “Música de João Pedro Delgado – Canções e Instrumentos Solistas, obras para voz, piano, saxofone, violino, viola e violoncelo".
No programa: “A Formosura da Invocação”, para piano e voz mezzo soprano; “Açucena”, para piano e voz mezzo soprano; “Não Fora Haver Traição”, para piano e voz mezzo soprano; “Longo Será o Teu Sono”, para piano, saxofone e voz mezzo soprano; “Dois Fragmentos de Safo”, para piano, saxofone e voz mezzo soprano; “Forma Sonata”, para piano e saxofone; “A l´ombre des jeunes filles en fleur”, para violoncelo solo; “Combray”, para violino solo, “Guarda”, para saxofone e voz mezzo soprano; e ainda “Três peças para Viola e Violoncelo”, para viola e violoncelo.
Todas as obras são da autoria do compositor João Pedro Delgado e serão interpretadas pelos músicos: Gustavo Delgado, violino; João Pedro Delgado, viola d'arco; Rogério Peixinho, violoncelo; Carlos Canhoto, saxofones; Helena Neves, mezzo-soprano e Nuno Santos Dias, piano.

Sem comentários: