quarta-feira, 29 de junho de 2011

Pop Dell’Arte e os guardenses Nihil Aut Mors esta sexta no TMG


A sexta-feira, dia 1 de Julho, é uma noite dedicada ao rock português no Grande Auditório. Os Pop dell’Arte, que recentemente editaram um novo disco, sobem ao palco do Grande Auditório, antecedidos pela banda guardense Nihil Aut Mors, que aceitou o desafio proposto pelo TMG e voltou a reunir-se após quase duas décadas. O espectáculo está marcado para as 21h30.
A banda de João Peste vem apresentar ao TMG o seu último disco, “Contra Mundum” (2010), uma edição que marcou a celebração dos 25 anos de carreira. Para além da formação actual, João Peste, Zé Pedro Moura, Paulo Monteiro, Eduardo Vinhas e Nuno Castedo, pelo grupo passaram nomes como Paulo Salgado, Ondina Pires, Sapo, Rafael Toral, Luís San Payo, Pedro Alvim, J.P. Simões e Tiago Miranda, entre outros. "Contra Mundum" foi considerado o melhor álbum de 2010 pela Rádio Universitária de Coimbra, o 2º melhor do ano para o Diário de Notícias e o 6º para a revista Blitz.
Os Nihil Aut Mors existiram entre 1987 e 1994 e tinham a particularidade de criar temas que cantavam quase exclusivamente em Latim. Actuaram em diversos concertos com bandas como Bastardos do Cardeal, Pop Dell 'Arte, Major Alvega, Tina and The Top Ten, Censurados, É M'as Foice, K4 Quadrado Azul, John Holmes Underground, Sérgio and Those, Gabardine 12, Sitiados, A Kausa, entre outros.
Recordando algumas das edições da banda guardense, destacamos a maquete "Super" (1989, Tragic Figures) e a participação na colectânea "Insurrectos" (1990, Área Total).Os Nihil Aut Mors são Miguel Prata na voz e letras, Victor Afonso na guitarra, Rui Monteiro na bateria e percussões e Paulo Monteiro no baixo.

Sobre esta noite de Rock português no TMG, de referir ainda que os Nihil actuaram com a banda de João Peste num mítico concerto no Parque Municipal da Guarda, em plena década de oitenta. Esta é por isso também uma noite de celebração: 22 anos depois e a convite do TMG, as duas bandas reúnem-se em palco para mais uma memorável noite de rock.

Sem comentários: