terça-feira, 21 de junho de 2011

Fernando Tordo no fecho da Feira de São João


Fernando Tordo actua este sábado, dia 25 de Junho, no Grande Auditório do TMG às 21h30 integrando a animação da Feira de São João. O cantautor português encerrará a iniciativa da Culturguarda em parceria com a Câmara da Guarda apresentando um espectáculo com temas novos do seu próximo disco. O músico português que fez recentemente 46 anos de carreira promete também interpretar alguns dos clássicos conhecidos do público como “Adeus Tristeza”, “Cavalo à solta”, “Tourada”, “Se digo meu amor”, ”Balada para os nossos filhos”, “Estrela da Tarde”, entre outras canções.
Fernando Tordo, que para além de compositor, cantor e intérprete também se dedica à escrita e à pintura, nasceu em Lisboa a 29 de Março de 1948. Iniciou a sua carreira profissional na música em 1965 no grupo "Os Deltons". Em 1967 substitui Carlos Mendes nos Sheiks, com funções de cantor e guitarrista de acompanhamento. Aí permaneceu até à sua primeira participação no Festival RTP da Canção (1968/9). É a partir desta altura que trabalha pela primeira vez com José Carlos Ary dos Santos, formando assim uma das mais importantes parcerias portuguesas ligadas à música.
Muitas das centenas de obras produzidas destinaram-se a outros grandes intérpretes como Carlos do Carmo, Paulo de Carvalho, Tonicha, Beatriz da Conceição, Simone de Oliveira e tantos outros que têm no seu repertório temas destes dois criadores.
Recorde-se que a Culturguarda, em parceria com a Câmara Municipal da Guarda, promove nos próximos dias 23, 24 e 25 de Junho a Feira de São João, uma evocação da feira do início do século XX. A feira, que se realizava anualmente, era considerada de grande importância económica e juntava na cidade mais alta feirantes e populares de toda a região do interior do país. No recinto, transaccionavam-se, sobretudo, produtos hortícolas, animais e produtos artesanais. Este é o quarto ano consecutivo que a Culturguarda organiza, em parceria com a CMG, a Feira de São João no Largo João de Deus, na Guarda. À troca de produtos juntou-se ainda um programa de animação que inclui teatro, música e um baile de São João no qual não faltam corridinhos e outros temas populares tocados ao acordeão e ainda a tradicional fogueira com os rosmaninhos e a queima da boneca.

Sem comentários: