quinta-feira, 2 de junho de 2011

A partir da próxima semana e até 31 de Agosto há visitas encenadas à Sé Catedral da Guarda


Começa já na próxima semana, dia 7, a iniciativa “Passos à volta da memória – uma visita encenada à Sé Catedral da Guarda”. A sessão inaugural é terça-feira, dia 7, às 10h30. Um actor guiará os visitantes, contando histórias e segredos sobre o monumento mais querido dos guardenses, uma das mais antigas, bonitas e imponentes catedrais de Portugal. Uma viagem no tempo e na imaginação: o magnífico retábulo, as vigilantes gárgulas, recantos escondidos.
A iniciativa tem a concepção e coordenação geral de Américo Rodrigues, é encenada por Antónia Terrinha, segundo o texto de Pedro Dias de Almeida e terá a interpretação dos actores Miguel Moreira e André Amálio que, em períodos diferentes, guiarão o público por esta visita à Catedral.
A organização distribuirá aos visitantes o “Esboceto histórico-artístico da Sé Catedral da Guarda”, monografia sobre a Sé Catedral da Guarda da autoria do historiador de arte João Paulo Martins das Neves.
De referir que as visitas se realizam de 7 de Junho a 31 de Agosto, de terça a sexta-feira, com sessões às 10h30 e às 16h00 e aos sábados com uma sessão às 17h30.
A inscrição para a visita encenada não é obrigatória. No entanto, no caso de grupos a organização poderá ser contactada através do telefone 271 205 240 para marcação de dia e hora.

Recorde-se que a iniciativa vem no seguimento de “Passos à volta da memória - Uma visita ao Centro Histórico da Guarda] que a Culturguarda promoveu em 2010 também com a parceria da Câmara Municipal da Guarda.

“Passos à volta da memória - Uma visita encenada à Sé Catedral da Guarda” tem o apoio da Diocese da Guarda e do Ministério da Cultura, através da Direcção Regional de Cultura do Centro.
Trata-se de uma actividade levada a cabo no âmbito do Projecto de Teatralização do Centro Histórico, fruto da candidatura “Política de Cidade - Parcerias para a Regeneração Urbana Eixo 2 - Desenvolvimento das Cidades e dos Sistemas Urbanos” e através do Programa Mais Centro do Quadro de Referência Estratégico Nacional.

Sem comentários: