segunda-feira, 4 de abril de 2011

6º Encontro de Encomendação das Almas, dia 9 de Abril, em Famalicão da Serra


Este ano o 6º Encontro de Encomendação das Almas do Concelho da Guarda decorrerá em Famalicão da Serra.
A iniciativa, programada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda, contará com a participação de oito colectividades: Grupo de Cantares “A Mensagem” de S. Miguel, Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçainhas, Grupo de Encomendação das Almas da Faia, Grupo de Encomendação das Almas da Castanheira, Grupo de Encomendação das Almas do Marmeleiro, Grupo “Vozes da Quinta” da Qtª de Gonçalo Martins/Benespera e o Grupo de Encomendação das Almas de Famalicão da Serra, um grupo novo que se junta a esta tradição, num total de cerca de 170 pessoas envolvidas.
A Encomendação das Almas é uma manifestação popular de carácter religioso em que um grupo de pessoas sai na altura da quaresma, durante a noite, rezando e cantando pelas almas dos mortos.
O seu principal objectivo é justamente rezar pelas almas do purgatório, pedir intercessão pelas almas dos que já morreram e assim reciprocamente, que as almas intercedam pelos que fizeram as orações.
Esta tradição religiosa ainda persiste em diversas freguesias do Concelho da Guarda, juntando grupos de homens e mulheres que, vestidos de negro, saem pela calada da noite, teimando em fazer sobreviver um ritual cuja origem, como na maioria das tradições, se perde no tempo e corre, como tantas outras, o risco de se perder.
A sua continuidade está a ser apoiada pela Câmara Municipal da Guarda que organizará, este ano, em Famalicão da Serra, no dia 9 de Abril, pelas 21h30, o 6º Encontro de Encomendação das Almas.
Esta actividade é dirigida à população em geral.

Sem comentários: