quinta-feira, 29 de abril de 2010

Escreve e lê o teu conto, na sede do Aquilo Teatro


Outra actividade a ser desenvolvida pelo o “Aquilo” é a de desafiar os amante da escrita a escreverem um conto e lê-lo na sede do teatro, mais própriamente na tasquinha do “Aquilo”.
Esta actividade intitula-se “Escritores 5 Gárgulas” e aparece na sequência da realização do Workshop de Escrita Criativa “Página Branca”.
As regras são simples:
- Lançaremos um 1º tema, que servirá de título a um mini conto que poderão escrever (com o máximo de 2 páginas A4). Para isso basta manifestar o seu interesse para o email do “Aquilo” (aquilo.teatro@sapo.pt) até ao dia 21 de Maio.
- No dia 28 de Maio de 2010 (sexta-feira), pelas 21h30, na sede do Aquilo Teatro, juntar-nos-emos e reuniremos os textos, os quais serão lidos publicamente, pelos próprios ou por outros.
- No final do evento, definiremos qual o tema para o mês seguinte.
Quem não possa estar presente, poderá enviar o seu trabalho por email, que será sempre lido nas sessões.
Este convívio NÃO ESTÁ confinado apenas aos que se inscreveram no Workshop de Escrita Criativa, podendo participar nele, todos os que tenham vontade em fazê-lo.
Esperamos com isto, conseguir criar um ponto de convívio saudável e descontraído.
Todos os encontros estarão sob orientação de Susana Celina.
Assim, o tema para o primeiro encontro, será: "Sei o que precisas"
Esperamos que seja suficientemente sugestivo para colocar as vossas “canetas” a funcionar.

Aquilo Teatro, ESTREIA de “UM SUCO NATURAL E “ANACLETO”,


Nos dias 14, 15, 21 e 22 de Maio, pelas 21h00 haverá sessão dupla de teatro no Auditório da Câmara Municipal da Guarda. O Aquilo Teatro irá apresentar as peças de teatro resultantes do trabalho desenvolvido no Atelier de Expressão Dramática 2009/2010.
A sessão começará com a apresentação da peça "Um Suco Natural". É uma história sobre o quotidiano e o conforto, rotineiro, do dia a dia, fazendo-se uma reflexão sobre os vários aspectos da nossa existência: o sonho, o desejo, as relações pessoais e humanas, os medos que nos aprisionam... Assim, é retratado o estilo de vida costumeiro que a maior parte de nós leva e que nos transforma indelevelmente, fazendo-nos acreditar que nada mais temos a almejar, apesar de sabermos que a vida é um constante devir, dinâmico e irrepetível, que nos traz sempre novas coisas, que nos traz sempre novas perspectivas do mundo e de nós próprios. Até que um dia chegamos à conclusão que é necessária uma profunda transformação nas nossas vidas... Um espectáculo de reflexão, actual e subjectivo do ponto de vista do espectador.
A interpretação é de Joana Silva, Maria da Conceição Fernandes, Nilton de Sousa, Sara Machado, Valdir Lopes e Victor Freitas.
Depois de um pequeno intervalo o teatro continuará com “Anacleto” que nos conta a história de um homem que tem duas mulheres e quarenta e dois filhos.
Anacleto vive na base de um vulcão e é ferreiro, mas a sua estrutura familiar incomoda muitas pessoas, em especial os homens da ilha onde mora. Ter duas mulheres era algo admirável por aquelas bandas, mas com tantos filhos assim é que a história se tornava inédita. Contudo as portas dos céus tremeram. Vulcano, um deus romano, repara em Anacleto e começa a não gostar nem um pouco da vida que este leva, pois vive triste e humilhado por nunca ser correspondido por nenhuma mulher do Olimpo. O facto de Anacleto ser um comum mortal e ter duas mulheres e quarenta e dois filhos começa a ser motivo de inveja e desespero para Vulcano.
A interpretação é de Adriana Ribeiro, Bárbara Batista, Beatriz Marques, Clara Monteiro, Inês Salomé, João Brigas, Leandra Morgado, Maria Miguel Figueiredo, Pedro Baia, Ruben Dias, Soraya Semenzato, Vasco Varelas e Victor Salomé.
Ambas as peças têm texto e encenação de Paulo Miranda, o desenho de luz é de Luís Andrade, a divulgação e produção é de Anabela Teixeira.
Duas estreias em sessão dupla a não perderem. Espectáculos para todas as idades e com entrada livre.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Banda da GNR nas comemorações do centenário da República


Teve a sua origem como Banda da Guarda Municipal e mais tarde, com a implantação da República, passou a chamar-se Banda de Música da Guarda Nacional Republicana.
Com características eminentemente sinfónicas, a estrutura da banda conta hoje com 124 elementos que sendo militares da Guarda são também verdadeiros profissionais, pela sua categoria, e verdadeiros amadores pelo seu entusiasmo. A banda apresenta-se no dia 29 de Abril (quinta-feira) no Grande Auditório do TMG, às 21h30, no âmbito das comemorações do centenário da república, numa organização da Comissão Distrital Organizadora das Comemorações do Centenário da República, Governo Civil da Guarda e Câmara Municipal da Guarda, com o apoio do TMG.
Neste concerto, a Banda da GNR será dirigida pelo maestro Armindo Luís e irá interpretar obras de Richard Wagner, José Santos Rosa, Nicolai Rimsky-Korsakov, entre outros compositores.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Projecto Andarilho anima Vila da Soalheira e Valhelhas, dia 1 de Maio


No próximo dia 1 de Maio, o grupo “Concertinas Estrelas da Serra”, irá actuar, na Soalheira, Concelho do Fundão, integrado na “Feira do Queijo” daquela região, pelas 13h00.
Este grupo de música tradicional é constituído por 9 elementos e tem como objectivo divulgar um pouco da nossa cultural musical, transmitir alegria e, levar boa disposição a todos os que queiram ouvir.
Também no mesmo dia, pelas 16h00, actuará o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçaínhas, em Valhelhas, na cerimónia de abertura do Parque da Praia Fluvial daquela aldeia.
Do gosto pela música, mais propriamente pelos cantares da região e da vontade de preservar essas tradições, nasceu em Maçaínhas no ano de 2002 o Grupo de Cantares “ONTEM, HOJE E AMANHÔ que se tem dedicado a divulgar as cantigas que outrora animavam os serões, as festas e as actividades agrícolas.
O grupo conta com a participação de jovens e adultos, daí o seu nome – “Ontem” representa a recolha das tradições, os adultos, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã” o futuro do grupo ou seja os jovens que continuarão o trabalho agora iniciado.
As actividades são organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda e contam com o apoio do Grupo de Concertinas “Estrelas da Serra”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, C.M Fundão, Junta de Freguesia da Soalheira, Ass. de Queijeiros, Junta de Freguesia de Valhelhas.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Grupo de cantares "Camponeses de Aldeia do Bispo" e Grupo de Concertinas “Estrelas da Serra”, dia 25 de Abril, pelo Projecto Andarilho


O Grupo de Cantares "Camponeses de Aldeia do Bispo", irá actuar no Auditório da Junta de Freguesia de S. Miguel, no próximo dia 25 de Abril, pelas 15h00.
Este grupo, formado no dia 9 de Novembro de 1997, por ocasião da I Feira Antiga, realizada na aldeia, recolhe, preserva e divulga o seu património cultural, bem como da região da Guarda, nomeadamente, os cantares e tradições populares de índole profana e religiosa.
É constituído por cerca de 30 elementos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 16 e os 81 anos que cantam e tocam acordeão, bandolim, caixa, reco-reco, triângulo, pinhas e pandeireta. Durante o espectáculo fazem uma demonstração do ciclo anual das tradições mais ancestrais da aldeia, como a ceifa, a malha, a desfolhada, o cantar das Janeiras, os rituais da Quaresma, os serões e as romarias. Em Novembro de 2007, lançou o seu primeiro disco intitulado "À luz da candeia”.


O Grupo “Concertinas Estrelas da Serra”, actuará no mesmo dia na Associação Social Cultural e Recreativa da Sequeira, integrado nas comemorações do 25 de Abril, pelas 13h00.
Este é um grupo de música tradicional que tem como objectivo divulgar um pouco da nossa cultural musical, transmitir alegria e levar boa disposição a todos os que queiram ouvir. É constituído por 9 elementos.
As actividades são organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural e contam com o apoio do Centro Cultural e Desportivo de Aldeia do Bispo, Junta de Freguesia de S. Miguel, e Associação Social Cultural e Recreativa da Sequeira.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Assobio em Cáceres na próxima terça-feira


O Assobio pedala até Espanha durante a próxima semana. O projecto de César Prata e de Vanda Rodrigues que mistura a música tradicional com sonoridades electrónicas vai actuar na terça-feira, dia 27 de Abril, durante a Maratona de Leitura que se irá realizar em Cáceres entre as 17h e as 20h, no âmbito da Feira do Livro que decorre naquela cidade espanhola.
Este ano, a Feira do Livro de Cáceres decorrerá numa tenda instalada junto ao Passeio Cánovas.

terça-feira, 20 de abril de 2010

5 anos: A hora do TMG ainda agora começou!


No Domingo, 25 de Abril, dia da liberdade, o TMG está de parabéns. Ainda “ontem” abriu as portas e já passaram cinco anos! Cinco anos que mudaram por completo a cultura no interior do país. A Guarda passou a ser ponto de passagem obrigatória de grande parte das companhias e artistas nacionais. Um teatro cosmopolita que aposta também em artistas internacionais e que passou a ser local de peregrinação de muitos amantes da cultura. Música, teatro, dança, exposições, cinema, tertúlias e debates, oficinas e formação, numa oferta intensa e diversificada, transversal a todas a classes etárias e sociais. O TMG afirmou-se como uma instituição activa, dinâmica, que trabalha para a comunidade e com a comunidade.
Em cinco anos, o TMG mostrou pela primeira vez na região exposições de grandes nomes das artes plásticas nacionais. Somou-lhe dezenas de concertos e espectáculos que tiveram a sua estreia portuguesa aqui, no TMG. Na área do teatro, o TMG criou o
Projéc~ (estrutura de produção teatral) e com ele colocou em cena oito produções. Em cinco anos, o teatro promoveu também dezenas de ciclos, festivais e mostras de todos os quadrantes artísticos, do teatro à performance, da música clássica à música contemporânea, do Jazz à música experimental, dos Blues à guitarra, das marionetas às vozes… Todas as artes cabem nesta casa de cultura que é o Teatro Municipal da Guarda, um dos mais activos equipamentos culturais do país. Foram cinco anos de uma intensa actividade cultural: por aqui passaram mais de 200 mil espectadores, em mais de 1600 actividades.
O TMG faz cinco anos. Venham mais cinco! Venham muitos mais.

Consulte o programa das comemorações do Aniversário aqui.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Aquilo Teatro, lança desafio “Escritores 5 Gárgulas”


Na sequência da realização do Workshop de Escrita Criativa “Página Branca”, decidimos lançar o seguinte desafio aos amantes da escrita, intitulado “Escritores 5 Gárgulas”:
- Iremos começar por lançar um 1º tema, que servirá de título a um mini conto que poderão escrever (com o máximo de 2 páginas A4). Para isso basta manifestar o seu interesse para o email do “Aquilo” (aquilo.teatro@sapo.pt) até ao dia 21 de Maio.
- No dia 28 de Maio de 2010 (sexta-feira), pelas 21h30, na sede do Aquilo Teatro, juntar-nos-emos e reuniremos os textos, os quais serão lidos publicamente, pelos próprios ou por outros.
- No final do evento, definiremos qual o tema para o mês seguinte.
Quem não possa estar presente, poderá enviar o seu trabalho por email, que será sempre lido nas sessões.
Este convívio NÃO ESTÁ confinado apenas aos que se inscreveram no Workshop de Escrita Criativa, podendo participar nele, todos os que tenham vontade em fazê-lo.
Esperamos com isto, conseguir criar um ponto de convívio saudável e descontraído.
Todos os encontros estarão sob orientação de Susana Celina.
Assim, o tema para o primeiro encontro, será: "Sei o que precisas"
Esperamos que seja suficientemente sugestivo para colocar as vossas “canetas” a funcionar.

Exposição de fotografia de Jorge Pena de 17 de Abril a 27 de Junho

É inaugurada sábado, 17, às 20.30h, na Casa da Cultura de Famalicão uma exposição de fotografia de Jorge Pena, fotógrafo natural da Covilhã, internacionalmente reconhecido e premiado.
Jorge André Pena Fonseca nasceu a 2 de Junho de 1971, na Covilhã.
Iniciou os seus estudos na área artística em 1989, como aluno do curso de Projectista de Mobil¬iário, na Escola Profissional Vértice. Em 1993, ingressou no Curso Supe¬rior de Design da Escola Superior de Artes e Design, em Matosinhos.
Ainda estudante, começou a sua carreira profissional como De¬signer Gráfico da Modelo Continen¬te S.A.. Aceitou, em 2001, o convite para integrar a Optimus Telecomu¬nicações S.A., empresa do mesmo Grupo, onde desempenhou até 2006 a função de Designer Cria¬tivo.
Nos últimos anos, tem-se dedicado exclusivamente à Fo¬tografia Profissional, como Freelancer, desenvolvendo trabalhos nas áreas de Publicidade, Moda e Imprensa.
Os seus olhares são agora também para a Guarda, ci¬dade da infância e da juventude, a que escolheu voltar. Olhares para as suas gentes, o seu património, que quer ajudar a promov¬er.

Tributo a Zeca Afonso em Famalicão. FREI FADO D’EL REI, este sábado na Casa da Cultura.

Os Frei Fado d’el Rei, vencedores do Prémio José Afonso 2008 pelo seu novo trabalho, “Senhor Poeta”, com 14 temas de José Afonso, estão este sábado, 17, na Casa da Cultura de Famalicão.
Um concerto de homenagem ao cantor da Revolução no âmbito da programação de Primavera daquele espaço cultural do concelho da Guarda, que a 26 de Abril completa um ano de existência.
O disco dos Frei Fado, grupo do Porto, constitui a oportunidade de abordar também os poetas nos quais o grande mestre se inspirou e cujas obras ele musicou. É o caso de “Senhor Poeta”, poema de Manuel Alegre, fonte e inspiração para o título desta obra, fazendo uma aproximação ao conceito do poeta que canta outros poetas. O disco tem um registo limpo de modo a manter-se fiel ao espírito que José Afonso criou para as suas obras e a música e a linguagem aparecem ligadas por grandes laços de afinidade

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Jorge Gregório é o próximo convidado da tertúlia "Dois dedos de ciência"


Hoje, quinta-feira, a tertúlia "Dois dedos de ciência" terá como convidado o investigador Jorge Gregório, coordenador do projecto Egiecocar . A equipa que trabalha neste projecto, que representa regularmente o Instituto Politécnico da Guarda nas provas Shell Éco-Marathon tem conseguido bons resultados. O objectivo repete-se todos os anos: conseguir que o Egiecocar percorra o maior número de quilómetros com a menor quantidade possível de combustível. Jorge Gregório irá explicar os fundamentos e objectivos do projecto.
A conversa está marcada para as 21h30 no Café Concerto e a entrada é livre. Trata-se de uma iniciativa promovida pelo TMG através do seu Serviço Educativo.

Na foto, a equipa EGITEAM com o Egiecocar.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Grupo de Cantares " A Mensagem" de S. Miguel, dia 18 de Abril


No âmbito do Projecto Andarilho, no próximo dia 18, Domingo, pelas 16h00, na Ramela, actuará o Grupo de Cantares "A Mensagem" de S. Miguel.
Fruto do convívio, de longa data, de alguns elementos do grupo em actividades plásticas, bordados, rendas, etc… sempre cantarolando, surgiu, em 2003, o Grupo de Cantares “A Mensagem”. Este projecto passa pela interpretação de música tradicional portuguesa, mais propriamente do distrito da Guarda, misturando instrumentos convencionais (acordeão, flauta, cavaquinho, triângulo, etc) com instrumentos simples. Actualmente o grupo é constituído por cerca de 25 elementos das mais variadas idades.
A actividade programada pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda conta com o apoio da Junta de Freguesia da Ramela e do Grupo de Cantares "A Mensagem" de S. Miguel.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Cineclube da Guarda apresenta “Natal 71”, de Margarida Cardoso no TMG


“Natal 71” é o nome de um disco oferecido aos militares em guerra no Ultramar português nesse mesmo ano. “Cancioneiro do Niassa” é o nome que foi dado a uma cassete áudio, gravada clandestinamente por militares ao longo dos anos de guerra, em Moçambique.
«Era o tempo em que Portugal era um grande império colonial – pelo menos era o que eu lia nos livros da escola – e para que assim continuasse, o meu pai e grande parte da sua geração combateu nessa guerra, que durou treze anos. Hoje transportamos, em silêncio, essas memórias. Olho para trás e tento ver. Em casa do meu pai encontrei algumas fotografias, a cassete e o disco. A cassete é uma voz de revolta, o disco é uma peça de propaganda nacionalista». São memórias de uma ditadura fascista apresentadas pela mão da realizadora Margarida Cardoso no documentário “Natal 71”.
O filme é a sugestão do Cineclube da Guarda e do TMG para a próxima quarta-feira, dia 7 de Abril. A sessão está marcada para as 21h30 no Pequeno Auditório.

Mais duas actuações pelo Projecto Andarilho…



No próximo dia 10, Sábado, pelas 21h30, o Grupo de Cantares "Camponeses de Aldeia do Bispo" irá animar o Auditório da Casa da Cultura de Famalicão da Serra.
O grupo formado em 1997, por ocasião da I Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo, recolhe, preserva e divulga o seu património cultural, nomeadamente, cantares e tradições populares de índole profana e religiosa.
Constituído por cerca de 30 elementos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 16 e os 81 anos que cantam e tocam acordeão, bandolim, caixa, reco-reco, triângulo, pinhas e pandeireta, o grupo faz uma demonstração do ciclo anual das tradições mais ancestrais da aldeia, como a ceifa, a malha, a desfolhada, o cantar das Janeiras, os rituais da Quaresma, os serões e as romarias.
Em Novembro de 2007 lançou o seu primeiro disco intitulado "À luz da candeia”.

O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçaínhas, actuará em Gonçalbocas, dia 11, pelas 16h00.
O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçaínhas, conta com a participação de jovens e menos jovens, daí o seu nome – “Ontem” que representa a recolha das tradições, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã”, o futuro do grupo, representando a continuação do trabalho do grupo pelos mais jovens. O seu repertório é constituído essencialmente por música tradicional.

As actividades programadas pelo Núcleo de Animação Cultural contam com o apoio do Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”de Maçaínhas, Casa da Cultura/Junta de Freguesia de Famalicão da Serra e Junta de Freguesia de Gonçalbocas.