terça-feira, 20 de abril de 2010

5 anos: A hora do TMG ainda agora começou!


No Domingo, 25 de Abril, dia da liberdade, o TMG está de parabéns. Ainda “ontem” abriu as portas e já passaram cinco anos! Cinco anos que mudaram por completo a cultura no interior do país. A Guarda passou a ser ponto de passagem obrigatória de grande parte das companhias e artistas nacionais. Um teatro cosmopolita que aposta também em artistas internacionais e que passou a ser local de peregrinação de muitos amantes da cultura. Música, teatro, dança, exposições, cinema, tertúlias e debates, oficinas e formação, numa oferta intensa e diversificada, transversal a todas a classes etárias e sociais. O TMG afirmou-se como uma instituição activa, dinâmica, que trabalha para a comunidade e com a comunidade.
Em cinco anos, o TMG mostrou pela primeira vez na região exposições de grandes nomes das artes plásticas nacionais. Somou-lhe dezenas de concertos e espectáculos que tiveram a sua estreia portuguesa aqui, no TMG. Na área do teatro, o TMG criou o
Projéc~ (estrutura de produção teatral) e com ele colocou em cena oito produções. Em cinco anos, o teatro promoveu também dezenas de ciclos, festivais e mostras de todos os quadrantes artísticos, do teatro à performance, da música clássica à música contemporânea, do Jazz à música experimental, dos Blues à guitarra, das marionetas às vozes… Todas as artes cabem nesta casa de cultura que é o Teatro Municipal da Guarda, um dos mais activos equipamentos culturais do país. Foram cinco anos de uma intensa actividade cultural: por aqui passaram mais de 200 mil espectadores, em mais de 1600 actividades.
O TMG faz cinco anos. Venham mais cinco! Venham muitos mais.

Consulte o programa das comemorações do Aniversário aqui.

Sem comentários: