segunda-feira, 5 de abril de 2010

Mais duas actuações pelo Projecto Andarilho…



No próximo dia 10, Sábado, pelas 21h30, o Grupo de Cantares "Camponeses de Aldeia do Bispo" irá animar o Auditório da Casa da Cultura de Famalicão da Serra.
O grupo formado em 1997, por ocasião da I Feira Antiga realizada em Aldeia do Bispo, recolhe, preserva e divulga o seu património cultural, nomeadamente, cantares e tradições populares de índole profana e religiosa.
Constituído por cerca de 30 elementos, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 16 e os 81 anos que cantam e tocam acordeão, bandolim, caixa, reco-reco, triângulo, pinhas e pandeireta, o grupo faz uma demonstração do ciclo anual das tradições mais ancestrais da aldeia, como a ceifa, a malha, a desfolhada, o cantar das Janeiras, os rituais da Quaresma, os serões e as romarias.
Em Novembro de 2007 lançou o seu primeiro disco intitulado "À luz da candeia”.

O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçaínhas, actuará em Gonçalbocas, dia 11, pelas 16h00.
O Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã” de Maçaínhas, conta com a participação de jovens e menos jovens, daí o seu nome – “Ontem” que representa a recolha das tradições, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã”, o futuro do grupo, representando a continuação do trabalho do grupo pelos mais jovens. O seu repertório é constituído essencialmente por música tradicional.

As actividades programadas pelo Núcleo de Animação Cultural contam com o apoio do Grupo de Cantares “Camponeses de Aldeia do Bispo”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”de Maçaínhas, Casa da Cultura/Junta de Freguesia de Famalicão da Serra e Junta de Freguesia de Gonçalbocas.

Sem comentários: