terça-feira, 27 de abril de 2010

Projecto Andarilho anima Vila da Soalheira e Valhelhas, dia 1 de Maio


No próximo dia 1 de Maio, o grupo “Concertinas Estrelas da Serra”, irá actuar, na Soalheira, Concelho do Fundão, integrado na “Feira do Queijo” daquela região, pelas 13h00.
Este grupo de música tradicional é constituído por 9 elementos e tem como objectivo divulgar um pouco da nossa cultural musical, transmitir alegria e, levar boa disposição a todos os que queiram ouvir.
Também no mesmo dia, pelas 16h00, actuará o Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, de Maçaínhas, em Valhelhas, na cerimónia de abertura do Parque da Praia Fluvial daquela aldeia.
Do gosto pela música, mais propriamente pelos cantares da região e da vontade de preservar essas tradições, nasceu em Maçaínhas no ano de 2002 o Grupo de Cantares “ONTEM, HOJE E AMANHÔ que se tem dedicado a divulgar as cantigas que outrora animavam os serões, as festas e as actividades agrícolas.
O grupo conta com a participação de jovens e adultos, daí o seu nome – “Ontem” representa a recolha das tradições, os adultos, “Hoje” a vivência actual do grupo e “Amanhã” o futuro do grupo ou seja os jovens que continuarão o trabalho agora iniciado.
As actividades são organizadas pelo Núcleo de Animação Cultural da Câmara Municipal da Guarda e contam com o apoio do Grupo de Concertinas “Estrelas da Serra”, Grupo de Cantares “Ontem, Hoje e Amanhã”, C.M Fundão, Junta de Freguesia da Soalheira, Ass. de Queijeiros, Junta de Freguesia de Valhelhas.

Sem comentários: