terça-feira, 23 de novembro de 2010

“Guarda: a República”: momento de celebração!


No ano em que se comemora o centenário da República e em data de aniversário da cidade da Guarda, o Teatro Municipal da Guarda em parceria com o Trigo Limpo Teatro ACERT e numa encomenda para a Câmara Municipal da Guarda apresenta “Guarda: A República”, um espectáculo comunitário que contará, à semelhança de actividades como “Guarda: Paixão e Utopia” e “Guarda: Rádio Memória”, com o envolvimento de centenas de participantes das colectividades e associações do concelho. O espectáculo sobe ao palco do Grande Auditório nos dias 26, 27 e 28 de Novembro. Nos dois primeiros dias, com sessões às 21h30, e no Domingo, dia 28, às 16h00.
Nesta edição, a República é o tema central do espectáculo, tendo por pano de fundo a cidade da Guarda e misturando episódios reais com outros que emanam do imaginário colectivo. Rebeldino é o republicano que protagoniza toda a história e que seguiremos no espectáculo desde a infância à velhice, como refere o coordenador do espectáculo, Américo Rodrigues «Desta vez celebramos a República, celebrando a Guarda. Acompanhamos a trajectória de uma criança que se faz valente republicano e havemos de assistir também à força demolidora das suas palavras finais. Há momentos de grande decepção mas o espectáculo termina com um grito de esperança.». E acrescenta «Apresentamos uma obra de ficção, por vezes baseada em factos históricos. Mas ao rigor histórico não somos obrigados. Baseamo-nos na memória colectiva, no imaginário das nossas gentes. E também no direito que temos à imaginação. É preciso relembrar os ideais da 1º República. De alguma maneira, o “25 de Abril”, retomou os sonhos dos velhos republicanos. Por isso, o espectáculo acaba com uma homenagem à Revolução dos Cravos. Rebeldino sonhou com um 25 de Abril e ele concretizou-se. Talvez seja a hora de Rebeldino voltar a sonhar!», revela Américo Rodrigues, que também assina em co-autoria o guião do espectáculo e a encenação.
A iniciativa conta com a participação de mais de 400 pessoas, entre músicos, actores e figurantes, vindos na sua grande maioria das colectividades do Concelho, que uma vez mais aderiram em bloco a esta celebração da cidade mais alta. Em “Guarda: A República” «apelámos novamente à participação de criadores e artistas locais para a concepção de um espectáculo que retratasse a Guarda na implantação da República, a partir de registos do nosso imaginário colectivo. Apraz-me registar o envolvimento de centenas de cidadãos, de colectividades e associações do concelho, que se reúnem, uma vez mais, no palco do TMG para celebrar a Guarda.» – refere o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Joaquim Valente no texto de apresentação desta iniciativa.
Uma vez mais, esta produção é feita pelo TMG em parceria com o Trigo Limpo Teatro ACERT que destaca o tema central do espectáculo «Nada melhor que um espectáculo comunitário para celebrar a República», refere Pompeu José, da direcção do ACERT.
“Guarda: A República” tem coordenação geral de Américo Rodrigues, guião de Américo Rodrigues, José Tavares e Pompeu José, textos de António Godinho, Hélder Sequeira e Norberto Gonçalves, encenação de Américo Rodrigues e Pompeu José, Desenho de luz de Paulo Neto, direcção musical de César Prata, Cenografia de José Tavares e Miguel Figueiredo e conta com a interpretação de Agostinho da Silva
Albino Bárbara, Américo Rodrigues, Anabela Chagas, António Godinho, António Rebelo, Carla Morgado, Carlos Gil, Carlos Lopes, Carlos Morgado, César Prata, Clementina Neves, Daniel Rocha, Daniel Simão, Elisabete Fernandes, Filipa Teixeira, Honorato Esteves, João Neves, José Pereira, João Teixeira, Joaquim Martins, José Monteiro, Luís Ramos, Pedro Sousa, Ronaldo Fonseca, Sá Rodrigues, Sérgio Currais, Ana Freitas, Ana Logrado, Beatriz Fernando, Beatriz Pereira, Tânia Gomes, Vanda Rodrigues e Vasco Queiroz.
Destaque ainda para a participação de dezenas de colectividades que se juntaram à produção do espectáculo que celebra o 811º aniversário da Guarda, são elas: Egitúnica; Associação Cultural e Desportiva do Jarmelo – Ronda do Jarmelo; Associação Guarda para Sempre (GPS); Associação Cultural Social e Recreativa da Sequeira; Centro de Cultura e Desporto da Aldeia do Bispo – Camponeses da Aldeia do Bispo; Associação de Jogos Tradicionais da Guarda; Centro Cultural da Guarda – Rancho Folclórico e Coro Sénior; Rancho Folclórico de Videmonte; Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Rapoula – Grupo de Gaita de Beiços; Grupo de Cantares de S. Miguel da Guarda – A Mensagem; Conservatório de Música de São José da Guarda; Grupo de Cantares “Ontem, hoje e amanhã” de Maçainhas; Grupo de Cantares da Arrifana Associação Cultural; Grupo Coral Pedras Vivas; Raiz de Trinta Associação Juvenil - “Trinta por uma linha”; Aquilo Teatro, Grupo de Teatro Gambuzinos e Peobardos (Vela); Alunos do curso de Animação Sócio-cultural do Instituto Politécnico da Guarda e Clube de Montanhismo da Guarda.

Sem comentários: